Tem como objetivo proporcionar aos discentes a oportunidade de realizar atividades práticas relacionadas ao Direito, especialmente, através das disciplinas de Estágio Supervisionado. Em suas principais atividades, os alunos realizam atendimentos a clientes; elaboram petições; acompanham e movimentam processos; praticam os atos necessários à defesa dos interesses dos seus representados; exercem atividades relacionadas aos mecanismos alternativos de solução de conflitos, a exemplo da mediação, conciliação e arbitragem; visitam os principais órgãos jurisdicionais e não jurisdicionais, tais como STF, STJ, TJ/MG, TRT, TRE, APAC e penitenciárias. Além das disciplinas de Estágio Supervisionado – Prática Real, os alunos cursam, também, as de Estágio Supervisionado – Prática Simulada, ambas, com objetivo de proporcioná-los a aplicação dos conhecimentos acadêmicos adquiridos ao longo do curso.
O Estágio Supervisionado realizado pelo aluno compõe a estrutura curricular obrigatória do curso de Direito e, na sua realização, os discentes são acompanhados por professores altamente qualificados e com ampla atuação no âmbito jurídico.
Por intermédio do NPJ, a Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen assegura aos seus discentes plena formação, não apenas jurídica, mas, também, humanística e exterioriza seus compromissos institucionais de divulgar valores éticos e de cidadania, bem como de projetar-se na sociedade para cumprir sua função social de “promover o ser humano por meio de um contínuo aperfeiçoamento, preparando cidadãos conscientes, auxiliando-os para uma atuação eficaz e transformadora”.
Coordenadora: Profª. Tassia Carolina Padilha dos Santos
Contato
Além de proporcionar aos alunos a oportunidade de participar das atividades jurídicas relacionadas ao Direito, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), órgão da Faculdade de Direito Padre Arnaldo Janssen, possui relevância social, já que promove atendimento jurídico diariamente para a população.
São realizados atendimentos nas áreas de direito civil, família, sucessões e consumidor. Sendo os principais atendimentos envolvendo casos de questões de pensão alimentícia, separação e divórcio, reconhecimento e dissolução de união estável, interdição, guarda de menores etc.
Professores e alunos acompanham todo processo, comparecendo às audiências judiciais e mantendo o cliente informado e orientado sobre cada um dos passos do processo, até sua solução e julgamento final do caso. Alguns casos são resolvidos durante o próprio atendimento, em forma de consultas, fornecendo ao assistido as informações e orientações jurídicas imediatas.
Atendimento: Segunda à sexta-feira, das 12h às 18h.
Telefone (31) 3524-5001 ou (31) 97119-3440
Endereço: Rua Timbiras, 494, esquina com Rua Ceará – Bairro Funcionários – Belo Horizonte / MG