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Colação de Grau

presença mundial

Uma instituição global e centenária

“Grabbing the consumer’s attention isn’t enough 🤑You have to keep that attention for at least a few seconds.”
Adrian Park
Ex-aluno, USA
“Writing result-oriented ad copy is difficult, as it must appeal to, entice, and convince consumers.”
Blake Padilla
Aluno, Brasil
Passe o mouse
"Businesses often become known today through effective marketing. "
Calvin Sparks
Religioso, Egito
“A successful marketing plan 😍 relies heavily on the pulling-power of advertising copy,”
Anastasia Volkova
Designer, Russia
“To feel compelled by an ad, the consumer must stand to gain something.”
Emily Lawson
Missionária, Japão
“You’ll need a super catchy headline and simple design 👍”
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Colaborador, Australia
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Colação Interna: INSCRIÇÕES DE 10 A 17 DE JULHO DE 2024.

No ato da Inscrição o aluno deverá anexar os seguintes documentos:
- Carteira de identidade frente e verso;
- CPF;
- Registro civil (certidão de nascimento ou casamento)
- Histórico do ensino médio
- Alunos que tiveram dispensa (cópia do histórico das disciplinas dispensadas)
- Alunos de obtenção (cópia frente e verso do diploma)

Quem pode participar: todos os alunos que cumpriram todos os componentes curriculares, não podendo ter nenhuma pendência de registro.

OBS: Até o fim do dia 23/07/2024 (terça-feira) será divulgado no site/blog o cronograma/data da solenidade e listagem oficial dos alunos aptos a participarem da Cerimônia. Haverá a listagem das solicitações deferidas e indeferidas.


Não há cobrança de taxa nesta colação,
após esta data a Instituição receberá solicitações isoladas para colação interna, podendo cobrar a taxa de R$50,00 (excepcionalmente no período de pandemia a taxa ficou suspensa).

SOBRE A COLAÇÃO INTERNA:

-Quando acontece: 26/07/2024 - 19 horas

-Como acontece: A cerimônia acontecerá de forma virtual através da plataforma Zoom.

Consulte a aba Manual do Formando para mais informações sobre a colação de grau.

Colação Festiva: INSCRIÇÕES DE 01 A 19 DE JULHO DE 2024.

A colação festiva acontecerá no dia 14 de setembro de 2024 e a taxa para participação é R$450,00 (quatrocentos e cinquenta reais).

Formas de pagamento:
- Boleto
- Cartão – parcelamento em até 3 vezes.

Observação: É importante não ter nenhuma pendência de aceite de contrato, referente as rematrículas (durante o tempo de estudos), para conseguir acessar o boleto.

Quem pode participar:
- Alunos que já colaram grau internamente (independente do ano/semestre);
- Alunos com pendência de até 2 componentes curriculares (de forma simbólica);
- Alunos que cumpriram todos os componentes curriculares.

As próximas etapas do processo serão informadas via e-mail. Fique atento à sua caixa de entrada e de spams.

Consulte a aba Manual do Formando para mais informações sobre a colação de grau.

ORIENTAÇÕES AOS FORMANDOS E COMISSÕES DE FORMATURA

INTRODUÇÃO

A Colação de Grau é o ato pelo qual o reitor, ou alguém delegado por ele, em sessão oficial, confere aos concluintes dos cursos de graduação do UniArnaldo o respectivo grau, declarando-os bacharéis ou tecnólogos. Estas orientações têm como objetivo principal criar um padrão de qualidade e identidade às solenidades de Colação de Grau dos cursos de graduação do UniArnaldo, sanar dúvidas e orientar os formandos e comissões de formatura para os preparativos referentes às solenidades.

1. SOLENIDADE

A Colação de Grau é a cerimônia oficial de encerramento do curso de graduação. Ela é obrigatória para a conclusão do curso. Ela pode ser solene ou feita internamente.

1.1. CERIMÔNIA INTERNA

A cerimônia interna é uma sessão realizada na Faculdade, com a presença do reitor ou seu representante, secretária acadêmica e outros membros do corpo acadêmico do Centro Universitário. Não é necessário pagamento de taxa na primeira cerimônia realizada após o término do semestre letivo. O aluno interessado deverá acessar o formulário disponível nesta página, na aba Colação de Grau Interna e efetuar sua solicitação (conforme período estabelecido no calendário acadêmico). A data da cerimônia está estabelecida no calendário acadêmico, o cronograma dos cursos e horário é definido conforme o número de concluintes. A listagem dos alunos aptos a participar da cerimônia e o cronograma ficarão nesta página, na abaSolicitações Deferidas, em tempo hábil para a consulta dos interessados.

A cerimônia interna não é uma solenidade. É um ato formal, apenas para cumprir a legislação. Não segue os protocolos de uma solenidade. Não há convidados externos, indumentária própria e outros itens que compõe a cerimônia. Alunos que necessitarem dessa colação, por razões de prazos, podem também participar da Cerimônia Solene, desde que aceitem as condições e estejam cientes do planejamento da referida cerimônia.

1.1.1. QUEM PODE PARTICIPAR

Podem participar da cerimônia interna somente alunos que não possuem nenhuma pendência acadêmica.

1.2 CERIMÔNIA SOLENE

A sessão Solene de Colação de Grau é a cerimônia na qual os formandos colam grau com toda a turma, utilizam a beca, capelo e recebem o canudo simbólico. Os alunos que estiverem concluindo os seus cursos, sem pendências acadêmicas, e tiverem interesse de participar da Cerimônia Solene de Colação de Grau deverão preencher o requerimento disponível nesta página, na aba Colação de Grau Festiva, e o pagamento deverá ser efetuado no atendimento da unidade.

A data e o horário serão informados, com a devida antecedência, pelo departamento de comunicação. A Faculdade Arnaldo arca com parte dos gastos da solenidade de Colação de Grau, que inclui o aluguel do espaço (quando necessário), o tablado praticável, seguro de responsabilidade civil, taxa do Ecad, segurança, decoração, sonorização, iluminação, entre outros.

Ao aluno é cobrado o pagamento da taxa de despesas de cerimonial que inclui aluguel de sua beca, canudo, mestre de cerimônia, portaria, recepcionistas, cerimonial e serviço de fotografia. A escolha de álbum será opcional e contratado posteriormente. Consulte o item 3.

A Faculdade é responsável pela tomada de orçamentos e definição do fornecedor que possuir melhor custo-benefício em favor dos alunos. Dessa forma, o valor da taxa paga pelos alunos é estipulado com base nos melhores fornecedores e será proporcional ao número de alunos que aderirem à Cerimônia Solene.

O departamento de comunicação informará com antecedência a data e horário para ser realizado o pagamento, que deve ser efetuado pelos alunos, diretamente no atendimento de seu campus. Nesta edição o valor será de R$450,00 (quatrocentos e cinquenta reais).

A devolução do pagamento somente ocorrerá caso o aluno não esteja apto a participar, por motivos acadêmicos, ou em caso de desistência por parte do formando – quando solicitado 30 dias antes da solenidade.

1.3 QUEM PODE PARTICIPAR

Colam grau somente os acadêmicos aprovados em todas as disciplinas do curso (obrigatórias, eletivas, estágios, trabalhos de conclusão, carga horária completa, ou seja, acadêmicos que não dependem de nenhum tipo de aprovação ou de nota).

Critério Especial: a Faculdade autoriza a participação, de forma simbólica, de alunos que estejam pendentes em até 2 (dois) componentes curriculares, que queiram participar da cerimônia juntamente com sua turma de origem, desde que cumpram os seguintes requisitos:

- Preenchimento de requerimento junto à secretaria solicitando autorização para participar simbolicamente das atividades que envolvam colação de grau.

- Se deferido o requerimento do aluno(a) pendente de até dois componentes curriculares, este deverá assinar termo que autoriza o seu comparecimento simbólico em Cerimônia Solene, bem como das atividades, fotos ou impressos nos quais venha a estar presente. No termo a ser firmado pelo aluno (a), este reconhece o caráter meramente simbólico de sua participação nos eventos, haja vista o fato de ainda não apresentar todos os requisitos preenchidos para realização de sua colação de grau oficial.

- O aluno enquadrado no critério especial não assinará ata oficial.

2. CONVITE

A produção dos convites é de responsabilidade dos formandos, bem como o seu conteúdo. É preciso, porém, observar as leis que regulamentam os direitos autorais e a divulgação de textos e imagens. Dessa forma, “(...) nenhum texto ou foto poderá ser reproduzido ou transmitido por qualquer modo ou meio, seja eletrônico, fotográfico, mecânico, ou outros, sem autorização prévia, por escrito, da editora e/ou do autor (...)” (Lei 9.610 de 19/2/98 e no atual Código Civil Brasileiro).

As abreviaturas devem ser evitadas, por dificultarem o entendimento das mensagens. Antes de os convites serem enviados para as gráficas, deverão passar pela Revisão Protocolar, que será feita pelo Departamento de Comunicação da Faculdade. A Revisão Técnica de Linguagem deverá ser feita por um profissional da área de Língua Portuguesa, sob responsabilidade da Comissão de Formatura. Assim, a Comissão de Formatura deverá enviar uma cópia do original do convite (BONECA) ao Departamento de Comunicação, para que ele seja revisado e aprovado pela instituição. No prazo de cinco dias úteis, a Faculdade Arnaldo devolverá o convite, com eventuais correções à Comissão de Formatura.

O acompanhamento das revisões do texto original (BONECA), nas editoras contratadas, é de responsabilidade da Comissão de Formatura.

Os convites deverão estar prontos pelo menos 30 (trinta) dias antes da cerimônia e 1 (um) convite deverá ser enviado ao Departamento de Comunicação para arquivamento.

2.1 CAPA DO CONVITE

Na capa do convite deverá constar logo da Faculdade Arnaldo.

2.2 TÍTULOS A SEREM USADOS PELOS GRADUANDOS

Bacharelandos – Cursos de Administração, Agronomia, Ciências Contáveis, Ciências Econômicas, Direito, Medicina Veterinária, Odontologia, Psicologia.

Tecnólogos – Cursos de Comércio Exterior, Gastronomia, Gestão Pública, Gestão Hospitalar, Gestão Financeira, Logística, Marketing ou Processos Gerenciais.

2.3 AUTORIDADES COMUNS A TODOS OS CURSOS

  • Prof. João Guilherme de Souza Porto - Reitor do UniArnaldo
  • Gisella Corrêa Matias Signorini - Secretária Acadêmica
  • Lucas Bittencourt e Xavier - CEE (Centro de Estágios e Empregabilidade)

2.4 AUTORIDADES  POR CURSO

  • Professor Alexandre Miserani de Freitas - Coordenador do curso de Administração e Coordenador dos cursos Tecnólogos na área de gestão
  • Professor Gerdal Roberto de Sousa - Coordenador do curso de Odontologia
  • Professor Marcos Flávio Godoy de Oliveira - Coordenador do curso de Agronomia
  • Professor Petterson Menezes Tonini - Coordenador do curso tecnólogo de Gastronomia
  • Professora Carolina Maria Vianna de Freitas - Coordenadora do curso de Medicina Veterinária
  • Professora Denise Salim Paes - Coordenadora do curso de Psicologia
  • Professora Mariângela Penido - Coordenadora dos cursos Ciências Contábeis, Administração, Gestão Financeira, Marketing e Processos Gerenciais, em EAD.
  • Professora Patrícia de Moura Rocha - Coordenadora do curso de Direito

2.5 CONVITE PARA ACESSO

Os convites de acesso ao local de eventos da Cerimônia Solene serão disponibilizados pelo Departamento de Comunicação, em data previamente agendada, juntamente com a prova de becas e confirmação do pagamento. A quantidade de convites definida após o fechamento de todos os participantes é dividida igualmente mediante a capacidade do local.

O próprio formando não precisa de convite, bem como crianças de até 5 anos, acomodadas no colo.

Locais utilizados para Solenidades proíbem jogar confetes, balões, serpentinas e similares dentro do seu espaço. Por essa razão, solicitamos às Comissões, aos graduandos, aos familiares e aos convidados não planejarem esse tipo de manifestação.

2.6 CERIMÔNIA RELIGIOSA

A cerimônia religiosa, que tanto pode ser a missa católica, como também uma cerimônia de cunho ecumênico, deve ser tratada diretamente com o nosso Centro de Valores. Na maioria dos casos, podemos disponibilizar a capela anexa ao Campus Funcionários. O Centro de Valores pode oferecer apoio na elaboração de um roteiro.

Ornamentação, músicas e outros elementos serão de responsabilidade das comissões de formatura.

A data e o local da cerimônia serão acordados entre os alunos e o Centro de Valores, sala 18.

2.7 HOMENAGEADOS

A turma deverá escolher os homenageados para cerimônia solene, são eles:

  • 1 Patrono ou Patronesse (para turmas com mais de 10 formandos)
  • 1 Paraninfo(a)

Além disso, é preciso também serem escolhidos

  • 1 Orador (para turmas com mais de 10 formandos). Caso a turma tenha menos de 10 formandos, deverá se juntar a outros cursos, que deverão fazer um único discurso representando todos os alunos.
  • 1 Juramentista

2.7.1 PATRONO OU PATRONESSE

O Patrono (ou Patronesse) é aquele que dá nome à turma, o profissional ao qual a turma se inspirou como exemplo. Deve ser um profissional da mesma área dos graduandos. São os formandos do curso que elegem o patrono ou a patronesse, que poderá ser membro ou não do UniArnaldo. É permitido somente um patrono por curso.

2.7.2 PARANINFO(A)

É o profissional que faz o discurso na cerimônia solene de Colação de Grau. O paraninfo(a) deve ser um profissional do UniArnaldo (professor, coordenador de curso, reitor, etc.) em exercício. São os formandos do curso que elegem o(a) paraninfo(a). É permitido apenas um(a) paraninfo(a) por curso.

2.7.3 ORATÓRIA E JURAMENTO

A escolha dos alunos que farão a oratória e o Juramento Profissional de cada curso, será feita entre formandos de cada curso. É permitido apenas um orador e um juramentista por curso. Os escolhidos para a função não poderão ter nenhum tipo de pendência acadêmica com a instituição que os impeça de participar da cerimônia.

-Caso a turma não tenha o mínimo de 10 formandos, deverá se juntar a outros cursos, que deverão fazer um discurso único para homenagear os formandos. Essa organização caberá ao Departamento de Comunicação do Centro Universitário e os envolvidos serão informados com a devida antecedência.

2.7.4 DISCURSO DO ORADOR

O discurso do orador deverá seguir o seguinte padrão:

  • Ter no máximo 1 página (número máximo de 900 caracteres)
  • Fonte Arial;
  • Tamanho 12;

O discurso passará por revisão e deverá ser entregue 30 dias antes da colação. Não

será aceito texto fora desses padrões.

2.7.5 CONVITES PARA OS COMPONENTES DA MESA

A Comissão de Formatura deverá informar oficialmente, por e-mail, ao Departamento de Comunicação, os nomes dos respectivos homenageados.

O Departamento de Comunicação enviará um e-mail para oficializar o convite para os Patronos e Paraninfos. Se o Patrono não integrar o corpo acadêmico do UniArnaldo, seu endereço deverá ser fornecido pela comissão de formatura.

2.7.6 INDUMENTÁRIA

O traje dos graduandos para a Cerimônia Solene de Colação de Grau será a beca preta, até o pé, gola de padre, jabô branco e as faixas nas cores correspondentes a cada curso.

2.7.7 CORES DAS FAIXAS

Administração, Agronomia, Ciências Econômicas, Gestão Pública, Marketing, Psicologia: Azul Royal

Direito: Vermelha

Gastronomia: Laranja

Medicina Veterinária: Verde

Odontologia: bordô

3 . FORNECEDORES

É de responsabilidade do UniArnaldo a contratação dos fornecedores para trabalharem na Cerimônia Solene de Colação de grau.

3.1 FOTOGRAFIA

O Centro Universitário Arnaldo Janssen se responsabilizará pela tomada de preço de três fornecedores e decidirá o fornecedor que oferecer o melhor custo-benefício. O custo da foto digital está incluído no valor da taxa da colação.

Até 30 dias após o evento, o formando recebe um link para escolher as fotos que serão enviadas por email pela empresa contratada. Caso queira fazer um álbum impresso, poderá fazer contato com o fotógrafo para saber os custos adicionais.

Não será permitida a contratação de outra empresa que não seja a indicada pelo Centro Universitário.

4. OUTROS EVENTOS

Convites para churrascos, bailes, coquetéis, almoços, jantares, assim com entrega de presentes aos homenageados, serão de responsabilidade das comissões.

Ressaltamos que não há nenhuma responsabilidade do UniArnaldo sobre esses eventos.

5. DIPLOMA

O Diploma será expedido pelo UniArnaldo após a Cerimônia Solene de Colação de Grau. Depois da liberação do Órgão Federal, a Instituição entrará em contato com os alunos para realizar a entrega dos diplomas.

Ressaltamos que o aluno que tiver qualquer pendência na Secretária Acadêmica não terá o diploma registrado.

6. OUTRAS QUESTÕES

Casos omissos nessas orientações serão resolvidos pela Direção do Centro Universitário Arnaldo Janssen - UniArnaldo. Em caso de dúvidas, gentileza procurar o setor de Comunicação do UniArnaldo, sala 225. e-mail relacionamento@faculdadearnaldo.com.br ou pelo telefone (31)3524-5156.

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