A história da Campanha SetembroAmarelo se inicia em 1994, nos Estados Unidos, a partir do triste suicídio dojovem Mike Emme, de 17 anos, que havia restaurado um automóvel Mustang 68,pintando-o de amarelo. Sua história marca o início da campanha contra osuicídio e a favor da valorização da vida, escolhendo-se o laço amarelo comoseu símbolo, em memória à cor do carro de Mike. Em 2003, a OMS instituiu o dia10 de Setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
No Brasil, a Campanha Setembro Amareloinicia-se em 2015 e tem produzido alertas sobre a importância dos cuidados coma saúde mental. Segundo dados da UNICAMP, disponibilizados no sitehttps://www.setembroamarelo.org.br/, 17% dos brasileiros, em algum momento,pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram aelaborar um plano para isso. Cabe destacar que, a crise sanitária, política,econômica e social produzida pela pandemia da COVID-19 tem trazido inúmerosimpactos negativos para a saúde da população brasileira.
PALESTRANTE
Psicóloga hospitalar do HospitalJoão XXIII. Doutoranda Psicologia Comportamental e Cognitiva na UFMG. Membro daAssociação Brasileira de Prevenção e Estudos sobre o Suicídio – ABEPS.
Psicóloga hospitalar do Hospital JoãoXXIII. Doutoranda Psicologia Comportamental e Cognitiva na UFMG. Membro daAssociação Brasileira de Prevenção e Estudos sobre o Suicídio – ABEPS.