Sobre o curso
SOBRE O PROGRAMA:
É com grande alegria que apresentamos à toda comunidade de Belo Horizonte e região, o Programa Arnaldo 50+.
Trata-se de um Programa de Extensão, vinculado ao curso de Psicologia, voltado para pessoas acima dos 50 anos, sem limites de idade (60+, 70+, 80+, 90+...) e que atende aos pressupostos de Universidade Aberta para a Maturidade.
Tem como principal objetivo desenvolver e implementar estratégias que promovam um envelhecimento saudável e uma maior qualidade de vida na fase da maturidade com vistas a longevidade saudável, incentivando o desenvolvimento contínuo, a participação social e cívica das pessoas com mais de 50 anos; reduzindo o isolamento social bem como possibilitando o encontro intergeracional.
ESTRUTURA DO PROGRAMA ARNALDO 50+:
O programa Arnaldo 50+ foi estruturado a partir de uma variedade de opções de atividades, de modo a atender às necessidades e interesses dos participantes. Para tal, foi considerado um conjunto de disciplinas regulares, semanais, no período da tarde e um conjunto de atividades complementares, com frequência e formato variados. Além disso, propõe 3 projetos extras, intergeracionais de extensão no formato de minicursos aberto a comunidade interna e externa, para pessoas de diferentes idades/gerações, no período noturno.
As disciplinas regulares fornecem uma base sólida para o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades divididas em 5 eixos específicos, enquanto as atividades complementares oferecem oportunidades de aprendizado complementar, enriquecimento sociocultural e pessoal; os 3 projetos de extensão/minicursos permitem uma experiência mais profunda nos temas: Comunicação Não Violenta; Equilíbrio Emocional e Redução do Estresse: Neurociência E Meditação Na Obtenção Do Bem-Estar; Saúde e Espiritualidade.
Essa estrutura de atividades regulares e atividades complementares atende a um conjuntos de objetivos específicos:
- Promoção da Saúde e de Estilos de Vida Saudáveis.
- Educação Continuada.
- Interação Social, Intergeracional e Comunitária.
- Inclusão Digital Saudável e Segurança no uso das Redes.
- Desenvolvimento de Habilidades Artísticas e Trocas Culturais.
PRINCÍPIOS/DIRETRIZES/VALORES:
De modo transversal, as atividades atendem:
O primeiro princípio é do aprender livre, curioso e interessado. Não há pré-requisitos para participar, e os participantes do Arnaldo 50+ podem escolher as disciplinas que desejam estudar, independentemente de sua idade ou experiência. Isso permite que eles aprendam sobre os temas que lhes interessam, de forma continuada, prazerosa e significativa. A liberdade de escolher disciplinas coloca a curiosidade como guia e reflete a diversidade de interesses, possibilitando a exploração de diferentes horizontes do conhecimento, a manutenção da menta ativa, a interação social e a troca cultural.
O segundo princípio é o da convivência intergeracional. Há incentivo a práticas entre diferentes gerações dentro da fase da maturidade, e de forma inovadora, possibilita que participantes do Arnaldo 50+ compartilhem, também, atividades programadas com alunos do colégio (infantil, fundamental, ensino médio) e da faculdade Arnaldo. A convivência intergeracional e social, possibilita que pessoas de diferentes idades e experiências se reúnam para compartilhar conhecimento, histórias, memórias e visão de mundo. Jovens tem a possibilidade de sair mais enriquecidos, tanto afetiva quanto intelectualmente, ao interagir com pessoas mais maduras e podem dar a essas pessoas com 50+ uma sensação de propósito, ao permitir que eles compartilhem seus conhecimentos e experiências com os mais jovens, além dos ganhos cognitivos, afetivos e sociais.
O terceiro princípio é do envelhecimento ativo e da participação ativa e cidadã na cidade. Esse princípio reforça tanto a necessidade de manutenção e incentivo ao movimento do corpo, ao desenvolvimento cognitivo, a expressão artística, quanto da “vida viva” e participativa no movimento da cidade. A OMS promove o conceito de "envelhecimento ativo", que enfatiza a participação contínua na sociedade, o engajamento social e a manutenção da saúde ao longo da vida. Além do mais, incorpora de modo transversal, os parâmetros propostos pela Medicina do Estilo de Vida e pela Psicologia Positiva. O Programa Arnaldo 50+ oferece oportunidades para os participantes se envolverem em atividades físicas seguras, científicas, artísticas, culturais e comunitárias. Isso ajuda a promover a saúde integral, a inclusão e a participação das pessoas com 50+ na vida da cidade.