O futuro nunca esteve tão próximo quando o assunto é mercado de trabalho. Falar em habilidades profissionais, nesse contexto, pode significar algo como treinar as aptidões que você vai precisar utilizar daqui a alguns meses.
Se a área escolhida para traçar sua carreira for no segmento da tecnologia, o que era uma verdade cristalizada hoje pode não servir mais como parâmetro amanhã. Se você está acostumado a ler artigos sobre o assunto na internet, isso não deve ser novidade.
Mas será que existem habilidades profissionais que sobrevivem ao tempo, mesmo nesse contexto dinâmico atual? A resposta é: sim! E, se souber quais são elas, você estará um passo à frente no mercado que escolher. Continue a leitura e descubra!
Como conquistar as habilidades profissionais do futuro
O cenário profissional tornou-se muito mais dinâmico, e os saberes são fluidos. Mas isso significa que é necessário desistir de aprender habilidades que sejam definitivas ou o melhor é tentar ser um profissional polivalente, que busca conhecer um pouco de tudo?
É claro que ser um pouco generalista não faz mal a ninguém. No entanto, a falta de tempo pode complicar seus estudos, se decidir aprender muito mais habilidades do que você consegue assimilar. Nesse sentido, o que você deve fazer para conseguir seu lugar ao sol é acostumar-se a aprender rápido.
Além disso, tenha em mente que há, sim, aptidões que sobrevivem ao tempo. Elas costumam ser mais gerais. A lógica por trás disso é que o crescente acesso à informação vem acompanhado da facilidade de desenvolver habilidades técnicas, e isso tornou mais preciosas as chamadas soft skills, ou aptidões comportamentais.
Então, se você busca o segredo para conquistar as habilidades profissionais do futuro, muito mais que aprender requisitos técnicos ou tecnológicos — que têm sido o foco exclusivo da maior parte dos profissionais — foque em aptidões interpessoais.
Por que é importante desenvolver habilidades profissionais
Empresas de todos os segmentos começaram a valorizar as habilidades profissionais. Assim, há alguns anos, ocorre uma mudança de mentalidade nos setores de Recursos Humanos. Muitos gestores têm levado a sério a frase "contrate o caráter e treine as habilidades", e a possibilidade de adaptar-se à cultura das empresas virou um diferencial e tanto. O que é chamado de adequação à cultura, na verdade, é um misto de visão de mundo e habilidades interpessoais.
Questões como empatia, trabalho em equipe, capacidade de se expressar bem — sabendo orientar equipes e dar retornos positivos e negativos — são avaliados cada vez mais acuradamente.
Novas técnicas avaliativas e processos de seleção mais longos e aprofundados são adotados. Tudo isso para que esses novos aspectos sejam avaliados com o mínimo possível de subjetividade. Sob qualquer ângulo que se olhe, as soft skills são as habilidades do futuro, e é bem provável que isso não mude por um bom tempo.
12 habilidades profissionais do futuro
Em meio às habilidades profissionais do futuro, separamos aquelas que consideramos as mais essenciais. Veja a lista abaixo!
1. Trabalho em equipe
Todo mundo sabe que deve responder "sim" em uma entrevista, quando perguntado se sabe trabalhar em equipe. Mas poucos colaboradores realmente conseguem se sobressair nesse quesito.
O motivo disso é simples: as pessoas não encaram o trabalho em equipe como uma habilidade que se possa treinar. Quase todos acham que é algo inato, uma espécie de magnetismo pessoal ou simpatia que apresentamos naturalmente. Contudo, trabalho em equipe nada tem a ver com simpatia, e existem várias maneiras de treinar essa habilidade.
Um bom exemplo é tentar se tornar capaz de dividir tarefas e praticar uma visão do todo, que permita compreender quando nossos pontos fortes podem suprir os pontos fracos de um colega e vice-versa. No fundo, trabalha bem em equipe quem tem consciência de suas próprias limitações e talentos.
2. Boa comunicação
Comunicar-se bem não significa ser gentil sempre. Principalmente se precisar ocupar cargos de liderança, você vai sentir a necessidade de saber dizer coisas desagradáveis da melhor maneira possível.
Em alguns casos, será preciso dar retornos negativos sobre o trabalho das outras pessoas, e nem todo mundo tem essa habilidade bem desenvolvida. Seja como for, a boa comunicação depende, sim, de saber se expressar bem, mas, principalmente, de sinceridade e do uso de comunicação não violenta.
3. Empatia
Ser empático, ao contrário do que dizem, não é apenas "colocar-se no lugar do outro". Se você se imaginar em uma situação semelhante à de um colega, mas aplicar sua própria linha de raciocínio, correrá o risco de ser arrogante.
Cada pessoa traz uma história de vida e de relações, o que influencia as decisões que ela toma e a forma como avalia o certo e o errado. Esteja pronto para lidar com essas diferenças, que podem ser expressivas, em alguns casos.
4. Proatividade
A proatividade é uma capacidade cognitiva, mas também nasce da boa vontade para encarar desafios de frente. As pessoas proativas têm em comum certa paixão por resolver problemas. De fato, a sensação de superar um desafio é muito recompensadora.
5. Pensamento inovador
Nem sempre são necessárias novas soluções para problemas antigos. Ao buscar o pensamento inovador, tenha em mente que a paixão pelo novo pode acabar se tornando algo não tão justificável.
Soluções antigas só devem ser substituídas por opções mais rápidas, baratas ou eficientes. E, claro, você deve se lembrar de que os custos de implementação de uma nova solução podem ser altos, o que, de certa forma, justificaria manter as antigas.
Por isso, use a inovação e a criatividade para os problemas que realmente necessitem dessas aptidões. Você vai tornar o seu tempo mais produtivo e se destacar pelas atitudes e ideias.
6. Negociação
Com o avanço da tecnologia, boa parte dos processos podem ser conduzidos por máquinas, não é mesmo? O que vai fazer a diferença para os empregadores é a capacidade de comunicação e, consequentemente, de negociação dos profissionais que atuam nas organizações. Nesse cenário, a negociação é uma das habilidades profissionais mais almejadas porque atende as relações comerciais e também pode envolver outras partes do negócio.
Logo, é esperado dos profissionais que eles sejam capazes de identificar e apontar os benefícios e os diferenciais de uma determinada proposta, mas isso deve ser feito sem diminuir as iniciativas do interlocutor em questão. Portanto, é esperado que sejam capazes de ouvir, respeitar e argumentar de maneira clara e objetiva com os públicos de relacionamento da empresa.
7. Adaptabilidade
A transformação digital e as dinâmicas de mercado fazem com que a rotina mude rapidamente dentro das organizações. São por essas razões que o profissional precisa se adaptar e gerir as emoções para se adequar aos novos cenários, sem que isso desencadeie desconfortos que possam vir a atrapalhar o seu desempenho e o dos seus colegas de trabalho.
Nesse cenário, o profissional que consegue se adaptar se revela mais flexível diante das questões que fogem do seu controle. Com isso, passa a responder de forma mais ágil aos desafios propostos, tornando a sua rotina mais eficiente. Dessa forma, passa a ser percebido como um profissional estratégico e, consequentemente, também passa a ser mais valorizado pela organização contratante e pelo mercado de trabalho como um todo.
8. Resiliência
Resiliência é uma das habilidades profissionais que possuem como um dos seus pilares a inteligência emocional. Pessoas resilientes são capazes de voltar ao seu estado normal depois de um grande baque emocional. São pessoas que trabalham motivadas, com respeito e paciência com seus pares. Um profissional resiliente tem um alto grau de autoconhecimento e dificilmente permite que situações externas afetem sua atenção, produtividade e tomada de decisões.
9. Comprometimento
Um profissional comprometido é capaz de gerir as suas próprias demandas e, ainda, de ajudar a sua equipe com soluções inovadoras. Faz isso porque acredita na colaboração mútua e porque sabe que uma equipe unida é a chave para o sucesso de uma organização. É por essa razão que profissionais comprometidos são muito bem-vistos pelos recrutadores e costumam conquistar as melhores vagas de trabalho.
10. Autoconhecimento
Conhecer a si mesmo é o primeiro passo para desenvolver inteligência emocional e outras habilidades profissionais. Isso porque, quando o indivíduo tem clara percepção de suas potencialidades e pontos de melhoria, ele trabalha para evidenciar o que tem de melhor, ao mesmo tempo que gerencia os seus pontos fracos. Com isso, torna-se muito mais produtivo, o que é uma habilidade profissional altamente valorizada pelas empresas.
11. Capacidade de liderança
Um líder é aquele que compartilha o conhecimento, instrui e assume responsabilidades, preparando outras pessoas para os desafios do dia a dia em uma empresa. Ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, a capacidade de liderança não está, necessariamente, relacionada com a idade. É um estado de consciência desencadeado pelo amadurecimento emocional, sendo uma habilidade altamente valorizada pelo mercado de trabalho.
12. Visão do negócio
Conseguir enxergar o negócio como um todo, além da sua área de atuação, com certeza é um grande diferencial para os profissionais que desejam se destacar no mercado de trabalho. Por isso, é uma habilidade que deve ser desenvolvida, pois com ela é possível contribuir de forma mais efetiva para as atividades laborais, fazendo com que o indivíduo se destaque dos demais colegas de trabalho.
Assim, para desenvolver as habilidades profissionais do futuro, além de estar atento ao mercado, também é preciso investir em conhecimento. Isso pode ser feito com a realização de cursos de graduação e pós-graduação. Ainda, você pode investir no desenvolvimento de competências emocionais.
Se você gostou deste artigo sobre habilidades profissionais e deseja se capacitar para o mercado de trabalho, entre em contato conosco e conheça os nossos cursos!