A língua inglesa é uma dos idiomas mais importantes do mundo. Nesse sentido, treinar inglês e aprender suas diferentes características é fundamental para quem deseja investir e ter um futuro realmente promissor.
Isso porque essa linguagem é um dos critérios de seleção que mais aparecem nas entrevistas de emprego, sendo uma soft skill bastante valorizada entre os recrutadores. Assim, se você quer se tornar diferenciado e ganhar vantagem competitiva, é preciso priorizar os estudos para se tornar craque no idioma.
Acompanhe a seguir e confira algumas dicas para treinar inglês da melhor forma!
Estude por meio da música
Escutar músicas em inglês é uma excelente maneira de começar os estudos. Uma boa dica é selecionar uma playlist com as suas canções favoritas e, gradualmente, aprender as diferentes expressões para impulsionar o vocabulário.
Você também pode tentar traduzir as letras das músicas sozinho para conhecer novas palavras e formas de linguagem. Além de treinar a gramática, essa é uma possibilidade de aperfeiçoar a audição e a fala, que são fatores fundamentais para se tornar fluente no idioma.
A música é um recurso de aprendizagem bastante utilizado para o estudo do inglês e de outras disciplinas. As canções ainda tornam o momento divertido e prazeroso, permitindo que o aluno tenha acesso à diferentes expressões e palavras para enriquecer o seu conhecimento.
Assista filmes e séries com legendas em inglês
A mídia visual também é uma ótima pedida para treinar a escuta do inglês. Assim, a indicação é, sempre que possível, assistir filmes e séries com legendas, mesmo que sejam em português.
Outra maneira é assistir aos programas no idioma inglês sem legenda, para que você consiga entender o contexto do que está sendo falado. O ideal é começar com histórias já conhecidas para facilitar o seu entendimento.
Caso seja necessário, deixe as legendas em inglês para entender o que está sendo falado. Você também pode anotar as palavras novas para aumentar o seu vocabulário. Quando pegar confiança e segurança no diálogo, busque assistir novamente o filme ou série sem as legendas.
Leia livros em inglês
Ler livros em inglês é outra maneira de aprimorar o seu vocabulário. No entanto, os livros podem ser um pouco mais difíceis no início dos estudos, caso você esteja em um nível de aprendizado inicial no idioma.
Assim, o indicado é começar com livros e autores que apresentam uma linguagem mais simples e, de preferência, que tenham um estilo textual que você já conhece. Não tenha pressa para estudar e separe um bom dicionário para checar as palavras desconhecidas.
Mesmo que possa parecer mais complexo estudar por meio de livros, essa é uma forma eficiente de compreender diferentes conteúdos e contextos, além de diálogos mais avançados.
Utilize aplicativos para aprendizado
Atualmente, existem diversas plataformas e aplicativos de aprendizagem que auxiliam os estudantes a aprender o idioma. A melhor notícia é que eles oferecem exercícios que podem ser feitos em poucos minutos por dia.
Em geral, esse tipo de ferramenta ajuda a aprimorar a gramática e a fala, de maneira simples, rápida e eficiente. Duolingo, FluentU, Lyrics Training e Meet Up, por exemplo, são boas alternativas para começar os estudos sozinho.
Além de tudo, você pode estudar de qualquer lugar e a qualquer horário, permitindo que desenvolva a aprendizagem de maneira flexível. As atividades dessas plataformas geralmente são organizadas por fases, em que a pessoa só passa para o próximo nível quando completa os exercícios propostos.
Treine a pronúncia
Treinar a pronúncia também é fundamental para se tornar craque no inglês. Você pode fazer isso sozinho, de frente para um espelho, ou com outra pessoa que já domine o idioma, ou ainda com nativos da língua inglesa.
Desenvolver bem a pronúncia é essencial para aprender o inglês de forma efetiva. Esse aspecto é essencial caso você precise viajar para outro país ou até mesmo dialogar e se comunicar com pessoas de outros locais, já que o inglês é considerado um idioma universal.
Com uma boa pronúncia também fica mais simples demonstrar que você tem um vocabulário rico, diversificado e domina palavras e expressões. Esse tipo de habilidade é bastante valorizada no mercado de trabalho e, se você pensa em atuar em startups ou empresas multinacionais, por exemplo, esse é um dos principais critérios de admissão nos processos seletivos.
Aprenda novas expressões do vocabulário
O processo de aprendizagem do idioma deve ser contínuo para que você consiga estar sempre aprendendo novas expressões do vocabulário. Isso torna os diálogos muito mais interessantes e permite que você realmente transmita o que deseja dizer.
Para aprender novas palavras, vale a pena ouvir músicas, assistir filmes, conversar com outras pessoas e ler diferentes gêneros textuais, como livros de história e literatura. A ideia é justamente avançar no ensino para se tornar fluente na língua inglesa.
Uma boa dica é ler notícias em jornais e páginas de sites estrangeiros, que tenham o inglês como principal idioma. Com um vocabulário diversificado, será muito mais simples avançar de nível e aperfeiçoar o seu aprendizado em menos tempo.
Aposte em jogos em inglês
Outra possibilidade é apostar em jogos em inglês. Em geral, os jogos contam com uma linguagem mais simples e podem apresentar novas palavras e expressões para enriquecer o seu vocabulário.
Além disso, também há a possibilidade de jogar online com pessoas de outros países, permitindo que você tenha contato com nativos da língua. Como os jogos são dinâmicos, certamente você vai aprender algo novo todas as vezes que participar de uma partida.
Quando o estudante passa a praticar diariamente, ele tem muito mais chances de desenvolver e de se tornar fluente no idioma. Mesmo assim, a indicação é utilizar diferentes tipos de ferramentas, materiais e mídias, e não se limitar apenas a uma fonte de estudo.
Como você deve ter percebido, treinar inglês é essencial para desenvolver um perfil profissional valorizado e para conquistar diferencial competitivo no mercado de trabalho. Seguindo as nossas dicas, certamente você terá uma melhora significativa no aprendizado da língua inglesa e poderá se candidatar a cargos ainda mais promissores.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e entenda, de vez, quais são os passos para se destacar no mercado de trabalho!