A participação dos jovens no mercado de trabalho já foi mais, digamos, "passiva". Claro, a qualificação profissional sempre foi importante, mas nem sempre foi fundamental estudar continuamente, ou mesmo saber demonstrar nas redes sociais nossas mudanças profissionais positivas.
Se quisesse ser selecionado para uma vaga há cerca de dez anos, você deveria, antes que qualquer outra coisa, estar pronto para demonstrar suas qualidades em uma entrevista. Tratava-se, na maior parte dos casos, de um encontro de cerca de uma hora de duração, e tudo deveria ser decidido ali.
Hoje, todo esse processo é bem diferente. Para colocá-lo a par de como planejar a sua qualificação profissional e demonstrá-la, criamos este post. Leia até o fim e esteja pronto para estudar, se aperfeiçoar e ingressar no mercado de trabalho!
O que quer dizer qualificação profissional
Hoje, vivemos um momento diferente daquele que vivíamos na década passada. Se, naquela época, havia um enorme otimismo com a especialização, hoje, os profissionais polivalentes e generalistas são os mais valorizados.
Partindo do pressuposto de que isso deve durar ainda um bom tempo, podemos dizer que ter qualificação profissional é saber realizar bem a sua especialidade principal, mas nunca deixar de observar o entorno. Assim, por exemplo, engenheiros devem ser ótimos em cálculos, mas também em se relacionar bem com os colegas e saber vender seus serviços.
Embora seja costume falar de qualificação como sinônimo de estudos, saiba que ela só vai ser bem-feita se você conseguir enxergar suas próprias limitações, investindo tempo e dinheiro para superá-las.
Então, a primeira lição é que as chamadas soft skills (atributos pessoais e comportamentais) são hoje tão relevantes quanto as hard skills (competências técnicas). Não adianta nada ser bom em algo se você for inábil para compartilhar esse conhecimento, utilizando seus talentos em equipe e em prol de um objetivo maior.
Por que é importante estudar constantemente
Outra característica do mercado de trabalho atual, de tão repetida, chega a ser considerada um clichê: as informações estão disponíveis a todas as pessoas em todos os lugares.
Isso não é necessariamente bom, se pensarmos que grande parte do conteúdo disponível é incompleto, incorreto ou está mal organizado didaticamente. Então, se você acredita que estudar sozinho é fácil em tempos de interconectividade, pode estar enganado.
A função de um bom professor permanece a mesma de sempre: oferecer experiência, simplificar caminhos e dar ordenação lógica para as informações. Sem ele, as chances de você se ver perdido entre tantas opções são grandes.
Veja abaixo outras vantagens de se entregar aos estudos de modo contínuo.
Adequar-se às transformações
Outro clichê repetido à exaustão na internet é que a hiperconectividade modificou profundamente a relação entre as pessoas. Hoje, somos mais ansiosos, dinâmicos e suscetíveis a construir discursos ou aderir a eles.
O problema é que isso é muito volúvel, ou seja, a cada poucos meses, tudo muda e certos conhecimentos não servem mais. Então, aprender rápido passa a ser muito mais importante do que saber muitas coisas.
Nem todo mundo lida com isso de modo natural. Se você duvida, pense nas gerações mais velhas e na imensa dificuldade que apresentam para se adequar a novas tecnologias.
Continuar estudando, hoje em dia, serve para tornar você mais flexível a novos conhecimentos. Frequente cursos cuja grade curricular permita adquirir informações, tirando o que de melhor elas têm a oferecer. Mas permita-se, também, ser treinado para descartar esse conhecimento, se necessário, e adequar-se a novos moldes de trabalho.
Destacar-se no mercado
Esse novo sentido da especialização vem acompanhado da necessidade de demonstrar as novas e antigas habilidades que você tem. Assim, aquela lógica de ter um breve encontro de seleção para falar e demonstrar tudo que você sabe fazer não se aplica mais.
Hoje, você deve manter uma referência da sua qualificação profissional no LinkedIn. Por meio dele, você vai se relacionar com as empresas e pessoas que podem ser seus empregadores no futuro.
Essa relação deve ser honesta e objetiva. Nos dias atuais, os setores de Recursos Humanos das empresas — principalmente as mais modernas, como as startups — estão interessados em saber se o seu perfil se adequa ao das organizações.
Isso passa pelas soft skills, concorda? Afinal, uma coisa é saber que você tem treinamento técnico suficiente para desempenhar determinadas tarefas, outra é poder dizer que é uma pessoa que contribui para um ambiente corporativo saudável. Há uma frase que diz "contrate o caráter, treine as habilidades".
Então, se destacar no mercado passa a ser algo um pouco mais relativo, embora não seja subjetivo. Crie conexões e estabeleça relações honestas no ambiente das redes sociais profissionais. Esse já é o primeiro passo para uma seleção de emprego.
Conseguir uma promoção
A qualificação profissional não é só uma maneira de conseguir um novo trabalho. Diversas são as empresas que a utilizam como parâmetro para conceder promoções e melhorar os rendimentos de seus colaboradores.
Nesses casos (e também nos outros que apresentamos aqui), recorrer a cursos de pós-graduação é uma ótima ideia. E não importa se eles são presenciais ou tipos de especialização a distância. O mercado de trabalho já evoluiu para aceitar igualmente as duas modalidades.
Ao escolher um curso de pós-graduação, tenha em mente que a especialização excessiva já faz parte do passado. Se há áreas de estudos diferentes da sua, mas que complementam a sua atividade atual, não hesite em escolher uma delas.
Além disso, com pós a distância e de curta duração, você pode se qualificar profissionalmente muito mais fácil do que em outras épocas. Faça uso desses benefícios e você vai ver as suas chances de promoção no trabalho atual aumentarem muito.
Hoje, a formação de jovens talentos e a participação deles no mercado de trabalho é muito menos passiva que há alguns anos. É desejável que todos os colaboradores — mesmo aqueles que pretendem trabalhar em regime de CLT — estejam preparados para pensar como empreendedores e desenvolverem "espírito de dono".
Agora que você sabe o que é e como funciona a qualificação profissional nos dias atuais, é interessante pesquisar um pouco sobre duas ótimas modalidades de continuidade de estudos: a pós-graduação e o MBA!