A faculdade tecnólogo tem inúmeras vantagens, principalmente se considerarmos que a maior parcela dos estudantes brasileiros pretende continuar os estudos depois de formados, conciliando-os com um trabalho.
As características dessa modalidade de estudos tornam o curso tecnólogo perfeito para esse tipo de contexto. Eles permitem a rápida inserção no mercado de trabalho, são mais baratos do que a média e mais direcionados que um bacharelado ou uma licenciatura.
Neste artigo vamos explicar o que é uma faculdade tecnólogo, quais são suas vantagens e como é possível tirar proveito delas para acelerar sua carreira, principalmente se tiver que estudar e trabalhar. Leia até o fim e confira!
O que é uma faculdade tecnólogo?
Antes de mais nada, é necessário saber que a faculdade tecnólogo não é um curso técnico. O tecnólogo é um profissional de nível superior, enquanto o técnico é o nível médio com ênfase no aprendizado de uma profissão.
No que diz respeito à empregabilidade, o curso tecnólogo é muito promissor. Como seu principal objetivo é atender às demandas de mercado, seus alunos costumam demorar pouco tempo para se empregarem, uma vez formados.
Foi exatamente com esse intuito que a modalidade foi criada. Ela consta do Parecer CNE/CES Nº 436/2001 do Ministério da Educação (MEC).
Segundo esse documento, a faculdade tecnólogo tem como função "promover a transição entre a escola e o mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos com conhecimentos e habilidades gerais e específicas para o exercício das atividades produtivas" e "qualificar, reprofissionalizar e atualizar jovens e adultos trabalhadores com qualquer nível de escolaridade, visando a sua inserção e o melhor desempenho no exercício do trabalho".
O tecnólogo é ideal tanto para quem deseja se empregar rapidamente depois do ensino de graduação, quanto para as pessoas que por algum motivo querem trocar de profissão, ou são empreendedoras, ou ainda pretendem se realocar no mercado de trabalho.
Quais são suas vantagens e oportunidades?
De forma geral, deve-se encarar a graduação tecnológica como uma oportunidade de formação rápida, centrada e específica para a conquista de conhecimento direcionado e aplicável a uma profissão. Essa modalidade foi criada para formar profissionais bem específicos, uma vez que o mercado de trabalho é muito dinâmico.
Abaixo, você encontra as principais vantagens da graduação tecnólogo. Acompanhe!
Ajuda a mudar de carreira mais rapidamente
Uma graduação tecnólogo dura entre dois e três anos — em média dois anos a menos do que uma graduação tradicional — e permite o ingresso rápido na área ainda durante os estudos, por meio de estágios, por exemplo.
Isso é fundamental para quem já se formou em algum curso de graduação, mas não está satisfeito com sua área de atuação, ou mesmo para profissionais de nível médio que estão em busca de estudos que permitam ascensão profissional rápida.
Para esses últimos, a praticidade do curso é muito importante, assim como o fato dele ser reduzido. Estudar e trabalhar pode ser cansativo, sendo bem interessante a possibilidade de o aluno concluir a modalidade mais rapidamente.
É um curso mais prático
A faculdade tecnólogo é extremamente focada. Embora discuta de forma pontual alguns aspectos relativos à ética e filosofia inerentes ao exercício da profissão, regras de conduta técnica e outros, ela é focada nas habilidades propriamente ditas.
Com isso, queremos dizer que o fato de o curso ter uma duração menor não faz diferença para a especialização do graduando. O conteúdo necessário para exercer a profissão é condensado nos 2 ou 3 anos de curso, e os alunos não saem da faculdade com a impressão de que algumas peças do aprendizado estão faltando.
Pelo contrário: aprende-se e trabalha, e você pode enxergar oportunidades de aplicação do conhecimento de forma imediata, tirando proveito do curso desde o primeiro momento.
Aprofunda-se mais em áreas específicas
Há alunos que sentem falta da objetividade em determinadas modalidades de graduação, como o bacharelado. Na faculdade tecnológica, você é apresentado a um panorama bem amplo e interessante da prática profissional e seus aspectos morais e filosóficos são explorados.
É claro que essa dimensão da profissão é muito importante, mas nem sempre é a melhor para quem busca formação específica. O curso tecnólogo satisfaz essa necessidade, sendo voltado para o desenvolvimento de habilidades requeridas no dia a dia profissional.
É uma modalidade de graduação
Uma vez formado em uma faculdade tecnólogo, o profissional recebe um diploma de curso superior. Isso é muito importante para quem é funcionário público e gostaria de aumentar a sua renda advinda de titulações, ou mesmo para a conquista de promoções em empresas privadas.
Os concurseiros podem conseguir pontos em provas de títulos, e quem acaba de sair do Ensino Médio e sente que não tem tempo a perder vai se graduar em um tempo hábil. Além disso, é possível se matricular em cursos de pós-graduação tão logo a pessoa esteja formada.
Ajuda a entrar mais rapidamente no mercado de trabalho
Os tecnólogos têm inserção rápida no mercado de trabalho e estão longe de serem profissionais mal pagos. Além disso, esses cursos foram criados com o intuito de capacitar melhor os profissionais, e essa é uma demanda das próprias empresas brasileiras.
Em países com economia forte como Alemanha, Coreia do Sul e Estados Unidos, o mercado de trabalho já depende fortemente dos tecnólogos, e cerca de 50% das vagas de Ensino Superior têm como objetivo suprir essa necessidade.
Conta com mensalidades mais baratas
Em relação aos cursos tradicionais como bacharelados, o aluno economiza não apenas na duração total do curso — que se torna mais barato por ser mais curto —, mas no valor total das mensalidades, que em média é menor.
Oportunidade para quem deseja mudar de carreira
Com a transformação digital e a mudança de hábitos relacionados ao mercado de trabalho, principalmente depois da pandemia do novo coronavírus, a graduação tecnológica se tornou ideal para quem deseja fazer uma transição de carreira. Isso acontece porque ela tem uma curta duração, e você ainda não precisa demandar tanto tempo da sua rotina diária para concluí-la, já que, como comentamos, os cursos podem ser feitos no período noturno ou no formato EAD.
Alta empregabilidade
Como a graduação tecnólogo é pensada para atender demandas específicas do mercado, isso por si só já garante que existem demandas por profissionais com essas qualificações. Dessa forma, você tem mais oportunidades para conquistar um emprego na área de atuação depois da formatura.
Vale lembrar que a faculdade tecnólogo é considerada de nível superior, o que contribui para a valorização do profissional no mercado, que passa a contar com melhores remunerações. Outra vantagem desse tipo de graduação é que você pode trabalhar com consultorias, que possuem um salário bem acima das praticadas no mercado.
Mais facilidade para conciliar outras obrigações
Com os cursos de graduação tecnólogo você consegue conciliar seus estudos a outras atividades da sua rotina, pois, como comentamos, grande parte dos cursos são no período noturno, além das opções online, cujas rotinas são realizadas no ambiente digital e geralmente flexíveis com horários.
Com isso, você otimiza o seu tempo e ainda pode conquistar o seu diploma mais rápido, ao mesmo tempo em que é possível conciliar a rotina pessoal e profissional com a vida acadêmica.
Ingresso rápido no mercado de trabalho
Se você precisa ingressar rápido no mercado de trabalho e assim poder realizar os seus sonhos, a graduação tecnológica é a ideal. Como você sai do curso com um conhecimento aprofundado em determinada área, pode conquistar uma vaga na área e ainda ganhar mais do que, por exemplo, quem possui apenas o ensino médio. Isso faz desse tipo de graduação ideal para quem deseja, por exemplo, trabalhar e continuar os estudos depois de algum tempo, em uma segunda graduação.
Foco na atuação prática na área do tecnólogo
Já comentamos aqui que a graduação tecnológica possui um conteúdo mais dinâmico e específico para a área de atuação profissional. Dessa forma, ao se formar você está pronto para colocar em prática o que aprendeu. O melhor é que, se a sua rotina é apertada, não precisa se preocupar em fazer estágios.
Isso acontece porque a faculdade de tecnologia não exige os estágios de acordo com a legislação, sendo o principal objetivo dessa graduação apresentar as práticas e os recursos específicos para a atuação no mercado de trabalho.
Grande oferta de cursos
Atualmente, você encontra disponível mais de 100 graduações tecnológicas reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) em áreas como informática, saúde, gestão, design e indústria. Com isso, fica mais fácil você reconhecer um curso que tenha afinidade, com a certeza de que as disciplinas escolhidas estão alinhadas com o mercado atual e suas demandas.
Dessa forma, a faculdade tecnólogo é uma excelente oportunidade para você ter uma profissão, ou mesmo aumentar a sua renda, o que possibilita muitas outras oportunidades para a sua vida como um todo, como a liberdade financeira e geográfica. Além disso, a possibilidade de já sair da faculdade tecnológica com um emprego em vista é enorme.
A Faculdade Arnaldo oferece diversas opções de faculdade tecnólogo. Nossa estrutura, localização e tradição no Ensino Superior permitem formar profissionais capacitados e garantir sua inserção no mercado de trabalho ano a ano.
Entre em contato e conheça um pouco mais a respeito da faculdade tecnólogo!