A odontologia estética é uma das áreas com grande destaque dentre as possibilidades para quem escolhe a profissão de dentista. O seu principal objetivo é proporcionar melhorias estéticas ao paciente, como o próprio nome já indica.

Isso é possível por meio do tratamento dos dentes, da gengiva, da mordida, da língua e dos ossos do rosto. Então, além das limpezas e fatores correlacionados, os profissionais também podem atuar com procedimentos cirúrgicos, desde que sejam especializados nisso.

Agora, que tal conhecer mais sobre a área de odontologia estética e descobrir quais são as oportunidades existentes para quem escolhe essa ramificação da odontologia? Fique de olho para não perder nenhuma informação!

O que é odontologia estética?

A odontologia estética é uma área de especialização dentro da grande área da odontologia. Assim como qualquer outra, ela foca a atuação profissional em procedimentos e tratamentos bastante pontuais — nesse caso, naqueles que melhoram a aparência das pessoas.

Isso é feito por meio de interferências como:

  • o clareamento dos dentes por laser ou por LED;
  • a colocação de lentes de contato e de porcelana, com o tamanho e o formato natural dos dentes;
  • os implantes dentários, com o objetivo de repor dentes perdidos;
  • as facetas dentárias, que são próteses que corrigem pequenas imperfeições;
  • a plástica gengival, que retira o excesso de gengiva em casos em que ela cobre os dentes e a retrai quando a raiz fica exposta.

Como saber se essa é a área certa para você?

Trabalhar com essa área depende da identificação de alguns fatores. O primeiro deles é descobrir o quanto você gosta da ideia de se tornar um especialista em odontologia estética. Depois, é preciso conhecer alguns fatores sobre a profissão que podem elucidar se ela realmente é atrativa para você ou não. Vamos checar os principais deles? Olha só!

Oportunidades

A área de odontologia estética é recheada de oportunidades, principalmente em função do número de pessoas que se preocupam com a beleza. Várias delas estão atrás de uma estética que beira à perfeição, e muito disso tem a ver com o poder de influência das redes sociais.

Com o acesso frequente às imagens de artistas, influencers e pessoas comuns que estão adotando vários procedimentos estéticos para parecem mais bonitas e harmonizadas, o desejo de ajustar a própria imagem também cresce. Então, por uma questão de autoestima, a demanda por profissionais que prestam serviços de odontologia estética só cresce.

Outro fator importante a ser considerado é que as pessoas estão cada vez mais atrás de um sorriso perfeito. Nunca expomos tanto os nossos sorrisos como agora, na era das mídias sociais. Consequentemente, desejamos que eles estejam em bom estado.

Sendo assim, cuidar dos dentes não é apenas uma questão de saúde bucal, mas, principalmente, de autoestima, autocuidado e satisfação pessoal com a imagem que transmitimos de nós mesmos.

Salários

O salário é outro fator que influencia diretamente na escolha dessa profissão. Se você realmente for bom no que faz, pode garantir uma remuneração para lá de atrativa. É claro que isso vai demandar alguns cuidados, como ter uma clínica bem localizada, saber divulgar seu trabalho e se atualizar constantemente.

De acordo com o site Salário, a média do piso de remuneração de um dentista pode ficar em R$ 4.488,36. Isso sem considerar eventuais comissões ou bonificações que possam ser recebidas.

Esse levantamento é referente ao pagamento recebido por profissionais que trabalham em regime CLT. Profissionais independentes podem ganhar valores menores ou maiores.

Demanda

Uma coisa é clara: se a área de odontologia estética tem oportunidade, é porque tem demanda. E, se tem demanda, a probabilidade de que você não consiga clientes é muito menor. Então, mesmo para quem está começando, existem chances significativas de ter uma agenda lotada de pacientes.

Além disso, é preciso considerar que nunca foi tão fácil divulgar o seu trabalho como é hoje. Com as redes sociais, você pode produzir vídeos e conteúdos informativos, educando seu público a cuidar melhor tanto da saúde quanto da estética bucal, por exemplo.

Isso, por si só, já contribui para que você consiga atrair um público maior e até se aventurar em um empreendimento próprio. Isso certamente vai gerar oportunidades mais atrativas e ainda proporcionar reconhecimento direto a você pela qualidade do trabalho desenvolvido.

Quais são as vantagens de optar pela odontologia estética?

Você ainda está em dúvida sobre escolher ou não a odontologia estética como carreira para seguir? Então, confira algumas vantagens atrativas que podem acabar com a sua indecisão de uma vez por todas!

Novas tecnologias

Não podemos ignorar o fato de que a odontologia estética vem passando por uma profunda transformação ao longo dos últimos anos. Diversas tecnologias e inovações foram desenvolvidas dentro dessa especialidade e, com isso, o mercado para especialistas se expandiu ainda mais.

Ainda que você pense que “muitas pessoas estão se especializando em odontologia estética”, vários desses profissionais direcionam muito bem suas carreiras. Isso significa que eles escolhem técnicas específicas para seguir e, assim, cada um pode se tornar uma referência no seu nicho de atuação.

Além disso, o tratamento com novas tecnologias é particularmente importante para quem está sempre se desenvolvendo e investindo em atualizações. Isso permite que você consiga se diferenciar da concorrência e atrair pacientes de forma contínua, além de ganhar a confiança deles no seu serviço.

Bom retorno financeiro

Se você está procurando uma profissão em que será bem remunerado e terá muitas oportunidades de expansão na carreira, a odontologia estética é a alternativa ideal para você. Você viu ao longo deste material o quanto as pessoas estão buscando cuidar da sua aparência, priorizando tratamentos estéticos.

Isso significa que a demanda pelos seus serviços sempre estará em alta. E, melhor ainda, bem valorizada. À medida que você investir em especializações, aprimorar suas técnicas e habilidades e qualificar o seu trabalho, isso também refletirá nos seus preços.

Consequentemente, sua formação nessa área é um investimento inteligente e com um enorme potencial de retorno. Sendo assim, se você realmente se interessa por esse nicho, aproveite a oportunidade de se aprimorar nele.

E se quiser ficar por dentro de outros conteúdos e dicas, como as que você conferiu sobre odontologia estética, assine nossa newsletter e receba tudo por e-mail!