Diante da popularização dos reality shows gastronômicos, o curso de Gastronomia tem ganhado mais destaque nos últimos anos. No entanto, enganam-se aqueles que acreditam que o mercado de trabalho da área se limita aos chefs de cozinha e a pratos com "requinte".
O profissional de Gastronomia, na verdade, tem conhecimentos que vão bem além das habilidades técnicas para o manuseio e a preparação de alimentos. Ao longo da formação, os alunos da graduação aprendem sobre os processos industriais, as características e o valor nutricional de cada alimento, a segurança alimentar, a legislação atualmente vigente relativa à indústria alimentícia e muito mais.
Então, pensando nas várias áreas da Gastronomia que estão em alta — o que se reflete em mais oportunidades de trabalho e, inclusive, para empreender —, vamos abordar as principais, detalhando um pouco das atribuições de cada campo de atuação e, inclusive, orientando você quanto à escolha da instituição de Ensino Superior ideal. Continue a leitura!
Quais são as principais áreas de atuação que um profissional de Gastronomia pode escolher ao ingressar no mercado?
Dos campos mais gerenciais aos mais práticos, existem inúmeras possibilidades de atuação no ramo da Gastronomia. A seguir, listamos as principais delas.
Panificação e confeitaria
Iniciando por uma das áreas que estão mais em alta nos últimos tempos, o campo de panificação e confeitaria é uma especialidade cujo enfoque está na produção de biscoitos, bolos, pães, doces e diversos outros produtos. Para aqueles que se interessam em atuar nesse segmento, a boa notícia é que as possibilidades do mercado são muito diversas, sendo possível trabalhar em navios, hotéis, cozinhas de restaurantes e quaisquer outros locais que sirvam esse tipo de alimento.
Nesse caso, entre as principais funções do profissional de Gastronomia, pode-se citar:
- decorar mesas de buffet ao atuar em serviços de catering;
- criar guloseimas, coberturas e sobremesas, por exemplo, em um contexto em que o chocolate tem um destaque expressivo, transformando-se até mesmo em esculturas artísticas;
- elaborar técnicas para a confecção de tortas, biscoitos, pães e bolos com diversos tipos de farinha e recheios salgados e/ou doces e, é claro, preparar receitas tradicionais.
Cozinha criativa
A cozinha criativa, em suma, é aquela que vem introduzindo técnicas de preparo novas para que os pratos dos chefs se tornem uma verdadeira experiência gastronômica, estimulando todos os sentidos de quem os aprecia, do olfato ao tato. A ideia é trazer originalidade às preparações, em termos de aroma, textura, sabor e cores, considerando também o acabamento.
Nessa área de atuação, a pesquisa se faz indispensável para os profissionais que buscam novos estilos, o que requer que eles conheçam a fundo cada produto, bem como as técnicas para prepará-lo. Além disso, dois elementos-chave têm sido a fusão de ingredientes e a utilização da tecnologia — de resfriadores a maçaricos.
Segurança alimentar
A segurança alimentar é outra área da Gastronomia que tem recebido grande destaque e conta com muitas oportunidades de emprego, além, é claro, de ser um campo de atuação de extrema relevância. Nela, o profissional assume a responsabilidade de garantir que os alimentos que chegam ao consumidor final estejam em condições perfeitas, o que engloba verificar os prazos de validade, checar os métodos de transporte e armazenamento, avaliar os fornecedores etc.
Consultoria gastronômica
A consultoria, de forma geral, é um serviço prestado por profissionais e/ou empresas especializadas em um determinado segmento e que consiste na orientação e no aconselhamento acerca de aspectos variáveis de um negócio. No caso da área gastronômica, o profissional formado lida com as seguintes atribuições básicas na rotina:
- implementação do planejamento para atingir objetivos previamente traçados;
- definição da estratégia e estudo da viabilidade do empreendimento;
- análise e diagnóstico da situação;
- descoberta das demandas e das necessidades de cada contratante.
Além disso, entre as práticas comuns, estão:
- o diagnóstico do design dos espaços e/ou das instalações;
- a precificação dos pratos oferecidos ao público;
- a renovação do cardápio;
- a elaboração/reestruturação da oferta gastronômica do negócio.
Desenvolvimento de produtos
Se você gosta de criar sabores diferenciados e testar coisas novas, saiba que a área de desenvolvimento de produtos também está em alta e pode ser o segmento certo para você. Nesse setor, o profissional de Gastronomia atua pesquisando e testando novos produtos antes que eles sejam lançados ao mercado.
Nesse caso, entre as principais atribuições, estão:
- avaliar os valores nutricionais;
- garantir que os produtos desenvolvidos sejam verdadeiramente atraentes para o consumidor final;
- certificar-se de que os itens sob análise estão realmente alinhados com as necessidades do público-alvo;
- selecionar os materiais que serão empregados na produção etc.
Gestão de estabelecimentos
Essa é mais uma das áreas gastronômicas que não envolve "pôr a mão na massa", já que o profissional de Gastronomia, nesse caso, atua como gerente do setor, com a responsabilidade de assegurar o pleno funcionamento do estabelecimento sob a sua gestão, como um restaurante, um bar, um serviço de catering etc. Esse tipo de função requer uma base solidificada de conhecimentos administrativos, que são indispensáveis para o gerenciamento de uma empresa gastronômica.
Qual é a importância do Ensino Superior?
Em se tratando do mercado gastronômico, a formação é a chave para alcançar destaque na profissão — independentemente da área de atuação escolhida. Portanto, o caminho é investir em uma graduação em Gastronomia, que oferece tanto noções técnicas quanto humanísticas aos alunos.
No entanto, lembre-se de que selecionar uma instituição de ensino de qualidade é indispensável. Nesse caso, a Faculdade Arnaldo, criada em 2001 pela Congregação do Verbo Divino, ganha destaque. Presente em 67 países, nos cinco continentes, os seus valores, bem como a sua qualidade e a sua competência para atuar na área educacional, são herança de uma instituição centenária que, não por acaso, é merecedora do sucesso dos seus alunos no mercado de trabalho.
Atualmente, a Faculdade Arnaldo conta com 12 opções de graduação em áreas distintas, além de extensões, pós-graduações e cursos livres que se encaixam nos mais diferentes perfis dos estudantes.
Percebeu como, atualmente, o profissional de Gastronomia encontra um mercado de trabalho muito mais amplo, não se limitando à popular função de chef de cozinha? Diante das inúmeras possibilidades, vale a pena investir na sua qualificação, a fim de se tornar um gastrônomo apto a atuar na área com a qual você mais se identifica.
E então? Quer garantir capacitação e qualificação para se destacar na área gastronômica? Entre em contato conosco, da Faculdade Arnaldo, e conheça mais a fundo os nossos diferenciais!