Com o mercado de trabalho competitivo, que exige profissionais qualificados e competentes, é fundamental buscar maneiras de crescer na carreira. A inteligência emocional é um aspecto que está sendo muito valorizado pelas empresas que buscam profissionais que saibam lidar com seus sentimentos.

Trabalhar em equipe não é uma experiência simples, afinal, são diversos pensamentos e comportamentos diferentes que se chocam e podem gerar debates e discussões. Portanto, profissionais com habilidade para controlar as próprias emoções e que saibam compreender os sentimentos dos colegas são essenciais para o bom andamento dos negócios.

Neste post, explicaremos o que é inteligência emocional e sua importância no mercado de trabalho. Além disso, mostraremos como ela pode ser desenvolvida e o papel que exerce no dia a dia profissional. Continue conosco!

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é a capacidade de um indivíduo de reconhecer e lidar com as suas emoções, conseguindo utilizá-las em benefício próprio. Também envolve a habilidade em compreender os sentimentos das pessoas ao redor e criar relacionamentos saudáveis.

Quem é inteligente emocionalmente tem capacidade para sentir e agir de forma sábia e consciente, sem deixar que as emoções controlem sua vida. Essas características são muito importantes para a vida pessoal e também são aproveitadas no ambiente profissional.

Quando surgiu o temo inteligência emocional

Apesar da popularidade que a inteligência emocional ganhou a partir dos anos 1990, nos anos 1930 o psicólogo Edward Thorndike descreveu o conceito de "inteligência social" como a capacidade de se relacionar com outras pessoas. Durante a década de 1940, o psicólogo David Wechsler propôs que diferentes componentes da inteligência poderiam desempenhar um papel importante no sucesso das pessoas.

Com o surgimento da psicologia humanística, em 1950, pesquisadores como Abraham Maslow começaram a desenvolver maneiras pelas quais as pessoas podiam desenvolver força emocional. Já década de 1970, Howard Gardner introduziu a ideia de que inteligência era mais que apenas uma habilidade geral única.

Mas foi só em 1985 que o termo "inteligência emocional" foi usado pela primeira vez, no doutorado de Wayne Payne. Finalmente, em 1990, os psicólogos Peter Salovey e John Mayer publicaram seu artigo marcante, “Inteligência Emocional”, na revista Imagination, Cognition and Personality. Em 1995, o conceito de inteligência emocional foi popularizado após a publicação do livro de Daniel Goleman "Inteligência Emocional: Por que pode ser mais importante do que o QI".

Quais são os pilares desse conceito?

Alguns pilares ajudam a explicar como uma pessoa consegue crescer emocionalmente. Vamos conhecê-los!

Conhecer as próprias emoções

Para alcançar essa inteligência é fundamental conhecer os próprios sentimentos, analisar as emoções e as ações que são tomadas em resposta aos estímulos.

Controlar as emoções

Além de conhecer é preciso saber controlar as emoções, ou seja, não deixar que elas dominem a mente, e continuar focado mesmo em meio às adversidades.

Automotivação

É preciso aprender a responder aos estímulos e tomar as decisões independentemente dos sentimentos existentes. Isso é a capacidade de se motivar e se manter estimulado.

Empatia

Aprender a se colocar no lugar do outro, reconhecer as emoções alheias e entender seus comportamentos faz parte do crescimento emocional.

Habilidades interpessoais

Ter habilidades interpessoais é outro fator relevante. Quem desenvolve essa capacidade consegue construir relacionamentos saudáveis com as pessoas ao redor.

Qual é a importância da inteligência emocional?

Os desafios da vida são constantes, sejam eles pessoais ou profissionais. É a responsabilidade com a família, os prazos no trabalho, a cobrança dos chefes e outras situações estressantes.

Viver dessa forma pode ser muito prejudicial para quem não é equilibrado emocionalmente. A dificuldade em lidar com esses sentimentos causa explosões comportamentais e prejudicam o raciocínio lógico, o que também afeta o poder de decisão.

A inteligência emocional é fundamental para que saibamos lidar com essas dificuldades e com nossas emoções. Ela ajuda a evitar problemas como a ansiedade, depressão e outras doenças psíquicas, sejam de caráter pessoal ou no ambiente profissional.

Vantagens da inteligência emocional para a carreira

Agora que você já sabe o que é inteligência emocional e sua importância, veja algumas das principais vantagens para sua carreira.

Comunicação mais rápida e efetiva

Com inteligência emocional você consegue elaborar uma comunicação mais objetiva gerando resultado. Você ganha firmeza no tom de voz, o discurso mais claro e até mais persuasivo, ao reconhecer gatilhos para convencer o interlocutor a responder como gostaria.

Controle de impulsos e nervosismo

Situações de tensão fazem parte da carreira o tempo todo. Seja diante de um momento de exposição, no fechamento de um negócio, em uma entrevista de emprego, seja diante de uma intempérie no trabalho, a inteligência emocional evita que alguém seja paralisado por nervosismo, ou aja por impulso cometendo erros que poderiam ser evitados.

Autoconfiança

Com autoconfiança, suas palavras e ações ganham mais convicção e você pode ser levado(a) a sério por seus interlocutores (clientes, colegas, chefia etc.). Isso ajuda a se envolver em projetos desafiadores e buscar novos objetivos.

Equilíbrio emocional

O equilíbrio emocional faz com que você avalie melhor os altos e baixos. Assim, consegue agir com mais sabedoria diante de situações adversas, sem se deixar levar por impressões pessoais, tampouco pela energia de pessoas mais desafiadoras de lidar. Também permite que você tenha empatia em relação ao outro para encontrar uma saída bem-sucedida até quando alguém conspira contra você.

Como ela pode ser desenvolvida?

Algumas atitudes ajudam a desenvolver as características emocionais, produzido um crescimento no controle dos seus sentimentos. Confira algumas dicas para evoluir nessa área!

Invista no autoconhecimento

O autoconhecimento é uma grande maneira de desenvolver essa característica. É preciso entender quais são suas forças, fraquezas e limitações. Os pontos fortes dão uma direção para que você explore oportunidades nesse sentido.

Reconhecer as fraquezas possibilita trabalhar para aperfeiçoar esses aspectos e também valorizar os pontos fortes de colegas que podem ajudar nas suas carências. Já os limites vão sinalizar quais são seus pilares e comportamentos inegociáveis, independentemente da situação.

Busque melhorar a comunicação

Alguns sentimentos ruins só aparecem após interpretações erradas ou por falhas de comunicação. Por isso, é importante saber como se comunicar de maneira objetiva e clara, respeitando as pessoas ao redor, porém, demonstrando o que você está sentindo.

Aprender a se expressar não é apenas utilizar as palavras certas ou gesticular, mas também requer a habilidade de compreender se os outros entenderam o que foi falado. O estresse no ambiente de trabalho muitas vezes é causado pelos erros de comunicação, o que prejudica a produtividade e os relacionamentos.

Exerça a empatia

A inteligência emocional, como falamos acima, refere-se ao reconhecimento das próprias emoções e das pessoas ao nosso redor. Tentar compreender como o outro se sente, desperta em cada pessoa a vontade de ajudar e agir da forma correta.

Ter mais empatia é se colocar no lugar dos outros com frequência. Isso significa olhar menos para seus problemas e enxergar quem está ao seu redor, com intenção de realmente entender o que a pessoa está passando. Isso torna os ambientes de trabalho mais produtivos e as relações pessoais mais verdadeiras.

Pratique a resiliência

As dificuldades e desafios fazem parte da nossa vida, entretanto, podemos aprender a lidar com eles e superar esses momentos difíceis. A resiliência é fundamental para que a pessoa saiba como agir nesses períodos, sendo uma característica importante para o ambiente profissional.

Os momentos de resiliência trazem lições sobre como devemos agir em meio às dificuldades e ajudam a fortalecer nosso lado emocional.

Qual é o papel da inteligência emocional no dia a dia de trabalho?

Um profissional inteligente emocionalmente consegue desempenhar sua função com mais facilidade. Isso acontece porque ele não se sente abatido por situações complicadas, sabe ouvir o feedback dos colegas e consegue controlar suas emoções nos momentos de agir.

Portanto, ter inteligência emocional é um requisito básico para quem deseja chegar aos cargos de liderança. Para ser um bom líder, é preciso saber administrar os sentimentos de todos ao redor, manter os relacionamentos saudáveis e controlar os egos.

Além disso, essa característica é muito importante para que a pessoa saiba traçar e alcançar objetivos na carreira. Ao ter uma compreensão maior de suas emoções, habilidades e limitações, é mais fácil fazer um planejamento de crescimento profissional.

Valorização das competências socioemocionais nas empresas

Cada vez mais, as empresas estão tentando entender o que é inteligência emocional e como essa se tornou uma competência profissional para o sucesso do negócio. Isso significa que além do conhecimento técnico, os colaboradores precisam desenvolver sua autopercepção, a fim de garantir relações interpessoais positivas com seus pares e os públicos da empresa, como acionistas, clientes, fornecedores etc.

Como a inteligência emocional atinge todos os aspectos da vida humana, permitindo que os humanos funcionem com confiança, resiliência, motivação e empatia, as organizações estão empenhadas em desenvolver a inteligência emocional em seus colaboradores para inspirar engajamento, motivação, retenção de talentos e produtividade.

Pessoas que não desenvolvem sua inteligência socioemocional podem desenvolver uma série de problemas na vida e na carreira, a ponto de levá-las à estagnação. Inclua nesse rol de problemas emoções e percepções negativas, distorção entre pensamentos e realidade, excesso de estresse, comportamento violento, dificuldades de comunicação e relacionamentos e perda de credibilidade.

Por tudo isso, neste post você aprendeu o que é inteligência emocional e a importância de desenvolvê-la. Além das dicas citadas no texto, existem cursos livres e consultorias especializadas que podem auxiliar no desenvolvendo de suas habilidades emocionais. Investir nessa característica é uma forma de se qualificar e estar preparado para os desafios do mercado de trabalho.

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