Você sabia que a graduação é um dos locais mais importantes para começar a construir sua rede de contatos profissionais? Sim, investir em networking na faculdade possibilita ter visibilidade na carreira que está começando, uma vez que você conhecerá pessoas capazes de contribuir de alguma maneira com seu futuro na área.
Além dos colegas de classe, você criará vínculos com professores, se aproximará de especialistas do mercado, conhecerá empresas e poderá ter várias sugestões de rumos na carreira, como possibilidades de emprego ou áreas para fazer uma especialização.
Para ajudar você nessa empreitada, criamos este post com algumas dicas com os melhores caminhos para a construção do networking na faculdade. Vamos lá?
Crie um vínculo forte com colegas
Construir relacionamentos sólidos com os colegas de curso é o primeiro passo para começar seu networking na faculdade. Vá conhecendo as pessoas e veja quem são os colegas com quem você mais se identifica.
Especialmente para fazer os trabalhos ou montar grupos de estudos, associe-se a colegas interessados, competentes e que tenham um ideal dentro do curso. Mas claro, isso não significa que você não pode se divertir e curtir os bons momentos com a turma toda. Ser sociável com todos também faz parte!
Aproxime-se de professores e coordenadores
Professores e coordenadores são pessoas-chaves para você se destacar em seu curso. Ter contato estreito com eles facilita ganhar visibilidade e conseguir oportunidades interessantes, como participar de grupos de iniciação científica, representar a faculdade em eventos e, até mesmo, receber indicações para estágios e processos seletivos de emprego.
Também podemos dizer que o corpo docente é uma importante rede de apoio institucional. Por exemplo, se você tiver algum problema difícil de resolver, tanto com a administração da faculdade quanto de ordem pessoal, os professores e coordenadores podem interceder.
Pratique seu marketing pessoal
O marketing pessoal é a forma como você promove a própria imagem. Em outras palavras, você apresenta de maneira inteligente a personalidade e as ações que deseja serem vistas pelas outras pessoas, tal qual um político, atleta, artista ou intelectual.
Na faculdade não é diferente. Seja com colegas, seja com os educadores, porte-se de maneira adequada, envolvendo as pessoas de forma positiva, demonstrando proatividade e engajando-se com os objetivos do curso. Assim, é possível se tornar uma boa referência e todos vão querer se aproximar de você.
Não menos importante é ter um perfil no LinkedIn, maior rede social profissional do mundo. Mesmo estudante, crie uma conta com informações consistentes, vincule-se a personalidades de sua área e, se possível, crie conteúdos sobre temas relevantes da carreira. Isso ajuda você a se promover nas redes.
Participe de atividades complementares e grupos acadêmicos
As atividades complementares não apenas são obrigatórias para compor os créditos do curso, como também são mais uma oportunidade de criar seu networking na faculdade. Já os grupos acadêmicos são coletivos com participação ativa na instituição, tendo atuação social, pedagógica e política.
Participar dessas ações, inclusive, ajuda no desenvolvimento das chamadas soft skills (habilidades interpessoais), as quais são bastante importantes para o mercado de trabalho, como socialização, comunicação, liderança, gestão de tempo, entre outras. Veja alguns exemplos:
- cursos extracurriculares;
- atividades artísticas;
- grêmio estudantil;
- grupos de pesquisa acadêmica e iniciação científica;
- times esportivos;
- monitorias;
- trabalho voluntário;
- participação em feiras, eventos, simpósios;
- projetos e atividades de empreendedorismo.
Com essas dicas, você verá como será fácil começar a construir seu networking na faculdade. O mais importante é agir de maneira inteligente, mas sem perder a essência da sua personalidade. Dessa forma, você vai conseguir o destaque que deseja com toda espontaneidade.
Quer saber mais dicas sobre faculdade e carreira? Então, assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos em seu e-mail!