A escolha de um curso de graduação é muito importante, por isso, saber quais são as atribuições e especificações das possíveis escolhas é fundamental. Quem se interessa por Marketing ou publicidade deve entender quais são as diferenças entre essas áreas e o que é necessário para se destacar.
Ainda que sejam cursos da área de comunicação, eles têm diferenças que são importantes para quem deseja seguir carreira em uma dessas profissões. Portanto, vale a pena conhecer um pouco mais do cotidiano, das áreas de estudo e do mercado de trabalho nesses segmentos.
Neste artigo, vamos explicar a diferença entre os cursos de Marketing e publicidade e o que faz o profissional de cada área. Além disso, mostraremos como escolher o melhor curso para você. Continue a leitura!
Qual a diferença dos cursos de Marketing e publicidade?
É comum que se façam comparações entre o Marketing e a publicidade, pois as duas áreas estão conectadas e têm aspectos semelhantes. Entretanto, elas não são a mesma coisa, tendo conceitos, propósitos e resultados diferentes. Confira mais sobre cada uma delas!
Marketing
O Marketing é um conjunto de estratégias que tem o objetivo de contribuir para que as empresas alcancem seus objetivos. Sendo assim, esse setor tem a responsabilidade de planejar todas as ações necessárias para que as metas sejam alcançadas.
Essa área trabalha com o conceito famoso dos 4Ps do Marketing, que são produto, preço, praça e promoção. Todas as estratégias de Marketing são traçadas pensando nesses quatro aspectos, o que ajuda a direcionar os esforços para alcançar os resultados.
Publicidade
Por outro lado, a publicidade é uma parte do Marketing, responsável pela divulgação das ações de Marketing de uma empresa. Por meio dela é possível vender um produto, divulgar uma ideia ou atrair mais visibilidade para a marca, entre outras atribuições.
Essa área precisa pensar de modo comercial nas estratégias de divulgação, que podem ser feitas em veículos de mídia como televisão, jornais, revistas, internet, entre outros. Além disso, a publicidade trabalha com a criação das peças publicitárias, sejam elas de mídia online ou offline.
O que faz um profissional de Marketing?
O profissional de Marketing é o responsável por elaborar, executar e monitorar os esforços de Marketing, presencial ou digital, de determinada empresa ou marca. Ele também precisa estudar o mercado, conhecer o público-alvo e seus hábitos, para adequar as estratégias com os objetivos das empresas.
Ele cria estratégias para tornar os produtos e serviços mais atraentes para os consumidores, sempre buscando fidelizar a clientela e aumentar as vendas. Sendo assim, o departamento é muitas vezes colocado como o responsável pelo sucesso de determinado produto.
Outro aspecto importante é a reputação das empresas e marcas perante o público. É nessa atividade que o profissional precisa criar estratégias para que os consumidores se sintam satisfeitos com os produtos ou serviço e passem a indicá-los para outras pessoas, o que gera um retorno positivo para a empresa.
O que faz um profissional de publicidade?
O publicitário tem diversas atividades diferentes que fazem o cotidiano dinâmico e intenso. Ele é o profissional responsável pela elaboração de estratégias de comunicação de uma empresa, visando vendas, fortalecimento de imagem, aumento da autoridade no mercado, entre outros objetivos.
Sendo assim, ele trabalha na criação de campanhas publicitárias, na concepção de logotipos, na criação da imagem de uma marca e nas estratégias de vendas. Ele pode atuar tanto na parte de criação, com design, quanto na parte de redação, criando slogans e a voz da empresa.
Outra parte comum dessa profissão é realizar pesquisas de mercado e definir um perfil do consumidor, pois isso contribui para que as propagandas cheguem ao público desejado e na linguagem adequada.
A criação de uma campanha publicitária passa por muitos processos, desde o atendimento ao cliente até o resultado definitivo. Nesse caminho, atividades como planejamento, a definição de mídia e a criação são essenciais ao profissional da área.
Por último, o publicitário também realiza pesquisas para verificar o sucesso de suas campanhas. A análise dessas métricas é fundamental para corrigir erros no processo e potencializar o alcance da marca.
Como escolher o melhor curso para você?
Depois de conhecer mais sobre as duas áreas, é hora de escolher qual é o melhor curso para você. O autoconhecimento e a análise do mercado são imprescindíveis para uma boa escolha. Confira!
Faça uma autoavaliação de seus interesses habilidades
O primeiro passo é fazer uma autoavaliação de seus interesses e habilidades. Procure descobrir se você se interessa por tudo relacionado ao Marketing ou se apenas por algumas etapas específicas. Dependendo das respostas, é possível perceber que o encaixe seria mais fácil na área da publicidade, por exemplo.
Analise também suas habilidades, como gestão financeira, criação publicitária, redação, entre outras. Entender suas características facilita o entendimento de qual profissão seria mais adequada para o seu perfil.
Entenda quais características são necessárias para cada profissão
Depois da autoavaliação, vale a pena compará-la com as características necessárias em cada profissão. Os profissionais de Marketing precisam de criatividade, autonomia, boa comunicação e atenção para tendências inovadoras. Ele precisa ter um perfil mais multidisciplinar e uma visão ampla sobre os negócios.
Por outro lado, o publicitário tem uma visão mais específica e compreende apenas parte do processo. Suas habilidades são fundamentais para que as empresas alcancem bons resultados e para isso é essencial conhecer muito bem as mídias.
O publicitário também precisa ter habilidade para trabalhar com a distribuição da verba do negócio, assim como as métricas que avaliam o sucesso de uma estratégia. De modo geral, o profissional precisa de um conhecimento mais específico de técnicas e ferramentas.
Neste artigo, explicamos um pouco mais sobre os cursos para quem deseja atuar nas áreas de Marketing ou publicidade, mostrando as diferenças de atuação em cada uma das profissões. Os dois segmentos oferecem boas oportunidades de trabalho e uma carreira bastante movimentada, portanto, é interessante conhecer suas características e entender qual opção é melhor para você.
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