As carreiras são muito dinâmicas, exigindo que os profissionais se mantenham sempre atualizados. Somado a isso, temos a concorrência no mercado, ou seja, é importante ter foco no aprimoramento de conhecimento e habilidades. Nesse cenário, é indispensável incorporar o lifelong learning em sua vida.
Ficou interessado nesse assunto? Acompanhe nosso post para entender o lifelong learning, o que é esse conceito, o que fazer para implementá-lo em sua jornada, além dos benefícios!
O que é lifelong learning?
Lifelong learning é um termo em inglês que tem como tradução "aprendizado ao longo da vida". Assim, é necessário ter em mente que os estudos não terminam quando você conclui a graduação.
Sabemos de todo o esforço e dedicação para conseguir o diploma de ensino superior, porém, ele é apenas o primeiro passo para uma trajetória de sucesso. Isso porque os estudos devem fazer parte do seu plano de carreira, a fim de que você conquiste as melhores oportunidades na sua área.
Como implementá-lo em sua vida?
Então, como incorporar uma rotina de aprendizado em sua vida? O dia a dia dos profissionais é bastante corrido e, em muitos casos, falta até mesmo motivação para buscar novos aprendizados.
Mas dá para driblar essa situação com algumas atitudes. Quer saber como? Veja a seguir!
Defina metas de aprendizado
O primeiro passo para incluir o lifelong learning em sua jornada é se planejar. No início, pode parecer muito complicado, por isso o ideal é definir metas que tenham um prazo para serem atingidas e, acima de tudo, que sejam possíveis de serem realizadas.
Por exemplo: você pode definir que vai atingir o nível intermediário de inglês, o qual permite ler e entender com facilidade no idioma, em um ano, fazendo as lições diárias por aplicativo. Pode ainda determinar que fará uma especialização em determinada área em um ano e meio.
O recomendado é refletir bastante antes de definir as metas, a fim de que você busque cursos que façam sentido para sua carreira. E vale destacar que o aprendizado contínuo diz respeito não apenas às habilidades técnicas (hard skills), mas também às habilidades socioemocionais (soft skills).
Nesse sentido, caso o profissional perceba que sua grande dificuldade é falar em público, atrapalhando a condução de uma reunião, por exemplo, ele pode se programar para fazer um curso de oratória. Isso porque o lifelong learning engloba o desenvolvimento integral da pessoa, permitindo que você se torne um profissional mais completo.
Reserve tempo para o aprendizado
Falamos até então sobre a necessidade de ter um planejamento de médio e longo prazo para definir as metas de aprendizado. Mas só isso não basta: você vai precisar organizar sua rotina para incluir os cursos e leituras que pretende fazer.
A dica aqui é criar um quadro dividido pelos dias da semana e horários para que você possa incluir todos os seus compromissos, reservando um espaço para o aprendizado. Dessa forma, fica mais fácil estudar, porque você não compromete outras tarefas.
Aproveite a tecnologia
Talvez você ainda esteja pensando: como incluir o aprendizado na rotina? Nessa hora, dá para contar com os recursos digitais e a flexibilidade que eles podem oferecer para quem busca o aprimoramento pessoal e profissional.
Você encontra cursos online em diferentes áreas, sejam livres, sejam de pós-graduação, bem como workshops e palestras realizadas remotamente. Então, é possível encaixar as aulas e eventos em pequenos intervalos durante o dia, pois você conta com a versatilidade de acompanhar esses conteúdos de onde estiver.
Experimente novas habilidades
Depois de compreender melhor o lifelong learning e o que é esse conceito, é preciso entender que algumas experiências também contam como aprendizado, especialmente em relação às soft skills.
Desse modo, você pode desenvolver a criatividade ao fazer aulas de desenho ou pintura. Pode ainda se lançar em algum desafio no seu trabalho e, com isso, desenvolver a adaptabilidade ou a resiliência, caso precise enfrentar situações de pressão.
Faça networking
Forme uma rede de contatos profissional com colegas da sua área para trocar ideias, conhecimentos, experiência, acompanhar tendências e, com isso, manter-se atualizado em sua área.
Invista em uma pós-graduação
A melhor maneira de investir no aprendizado contínuo se você quer dar uma guinada na sua carreira é fazer um curso de pós-graduação.
Com esse tipo de formação, você se torna especialista em um segmento e, com isso, passa a ser mais valorizado no mercado, conseguindo vagas com cargos e salários mais atraentes.
O bom é que você encontra cursos de especialização em diferentes áreas com a vantagem de poder estudar na modalidade online. Então, basta ter um dispositivo digital e estar conectado para acessar todo o conteúdo dos cursos.
Quais os benefícios do aprendizado contínuo?
Ao aplicar o lifelong learning na sua jornada, você tem uma série de vantagens para a carreira, como as seguintes.
Atualização profissional
Ao realizar cursos, participar de eventos e acompanhar publicações da sua área, você fica por dentro de todas as novidades, assim se mantém atualizado.
Pode, portanto, investir em algum nicho que é tendência, caso queira empreender. Outro cenário seria trazer novas ideias para a empresa onde trabalha, sendo valorizado pelos gestores, o que aumenta suas chances de conseguir uma promoção.
Valorização do currículo
Falando em valorização, com o lifelong learning você enriquece o seu currículo com formações e habilidades, podendo ser selecionado com mais facilidade nos recrutamentos de grandes empresas.
Preparação para os desafios do mercado
Por último, cabe ressaltar a importância do aprendizado constante também para o seu desenvolvimento pessoal. Dessa maneira, você pode adquirir diversas competências, como liderança, proatividade, inteligência emocional, entre outras, o que vai ajudar a se relacionar com os colegas de trabalho e, principalmente, a lidar com desafios na sua vida profissional.
Gostou de acompanhar o lifelong learning, o que é esse termo e sua importância para a carreira? Então, não perca tempo e comece a se programar para que o aprendizado contínuo seja um ponto-chave em seu plano de carreira.
Como você viu, fazer uma pós-graduação é a melhor opção para quem busca continuar os estudos. Conheça as diferentes opções de cursos de especialização e MBA da Faculdade Arnaldo e faça sua carreira decolar!