Chega o momento de escolher qual faculdade fazer, e o primeiro passo é saber a área do conhecimento que tem mais a ver com você. Muitos alunos buscam cursos de Ciências Biológicas, contudo, diante de tantas opções, ficam confusos na hora de tomar uma decisão. Se está vivendo esse dilema, mantenha a calma Nessa hora, o importante é buscar informações, pesquisando bastante sobre cada carreira.
Para ajudar você, preparamos este post. Continue a leitura, entenda melhor as características da área de Biológicas e fique por dentro dos cursos para começar a planejar seu futuro profissional. Vamos lá?
O que é a área de Biológicas?
Esse é um campo do conhecimento direcionado ao estudo dos seres vivos e do meio ambiente. Portanto, a carreira envolve pesquisas sobre o funcionamento dos seres em todos os níveis — atômico, molecular e em graus elevados, sendo que os cursos da área da saúde são os mais procurados.
Se você tem afinidade com os cursos de Ciências Biológicas saiba que na faculdade além das aulas teóricas, terá muitas aulas práticas, as quais vão preparar o profissional para o cuidado direto com o paciente.
Aliás, quem quer fazer carreira nessa área deve gostar de trabalhar com pessoas de diferentes faixas etárias, desenvolver a empatia, saber atuar em equipe e se manter atualizado para acompanhar as novidades de seu segmento.
Quais cursos de Ciências Biológicas posso fazer?
Confira agora as principais opções de carreira promissora que você pode seguir.
Odontologia
A graduação em Odontologia prepara o aluno para entender todos os aspectos que envolvem a saúde de dentes, boca e ossos da face. Dessa maneira, o profissional estará apto a atuar com diagnóstico, prevenção e tratamento dessas estruturas.
São aulas teóricas e práticas voltadas para o estudo do corpo humano de forma integral e de doenças bucais, além de técnicas de diagnóstico, tratamento e procedimentos, dos mais simples aos complexos.
Com o diploma em mãos, o profissional tem uma série de especialidades para seguir, que podem ser direcionadas ao atendimento de um público específico, como Odontopediatria e Odontogeriatria; para reabilitação e estética bucal, como Implantodontia e Ortodontia; entre outras.
Além disso, o dentista pode atuar no serviço público ou privado e, ainda, empreender com uma clínica própria.
Medicina Veterinária
Em linhas gerais, podemos dizer que o curso de Medicina Veterinária é como se fosse o da Medicina tradicional, porém se volta ao mundo animal. A graduação prepara o aluno para os aspectos de prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças que podem acometer os animais.
Recebendo o diploma, o médico veterinário estará apto a atuar com saúde animal de uma forma generalista. Se ele preferir, pode realizar residências e qualificações para se especializar em algum nicho, como animais silvestres, de grande porte, cirurgia, entre outros.
Ele trabalha em clínicas, hospitais veterinários e petshops ou ainda com pesquisas na área, voltadas, por exemplo, à produção de rações e medicamentos para diferentes espécies de animais. No setor público, o destaque é a carreira em vistoria sanitária e investigação forense, campos que poucos alunos associam a esse profissional.
Psicologia
Quem se interessa pelo estudo da mente humana pode escolher o curso superior de Psicologia. O psicólogo trabalha com a saúde mental dos pacientes, como problemas emocionais, de comportamento e até de personalidade, a fim de promover sua qualidade de vida.
O profissional fica apto a atuar com psicoterapia em consultório e clínicas multidisciplinares, mas também em escolas, clubes esportivos, centros de acolhimento, hospitais, poder judiciário e empresas.
Enfermagem
A carreira está relacionada ao cuidado dos pacientes em diferentes complexidades, ou seja, desde a administração de um medicamento até a assistência em cirurgias. O curso de Enfermagem prepara o profissional para monitorar quadros de saúde, manusear equipamentos, liderar equipes e atuar em emergências e UTIs.
Além de hospitais, o enfermeiro tem espaço em clínicas, postos de saúde, home care (assistência domiciliar), empresas, casas de repouso, empresas, entre outros locais.
Farmácia
É um dos cursos de ciências Biológicas com atuação bastante abrangente, visto que o profissional pode atuar na pesquisa e produção de medicamentos, mas também com cosméticos, controle de alimentos, além de análises clínicas e toxicológicas.
Dessa maneira, o farmacêutico pode trabalhar em drogarias, na área de atendimento e orientação do público, farmácias de manipulação, na área de produção e controle de qualidade, hospitais, indústrias de fármacos e de alimentos, entre outros locais.
Biomedicina
O biomédico trabalha com análise e pesquisas de diferentes materiais biológicos — como sangue, tecidos, plantas e até alimentos. O objetivo é identificar possíveis microrganismos que possam causar doenças.
É uma carreira com boas oportunidades, em âmbito público e privado, podendo atuar em laboratórios de análises clínicas, hospitais, indústrias de alimentos e clínicas voltadas para tratamentos de reprodução assistida. Há possibilidade ainda na área de pesquisa, como estudo de células-tronco, novas vacinas e fármacos.
Como escolher o que mais tem a ver com meu perfil?
Os cursos de Ciências Biológicas são direcionados para atuações variadas, por isso, o recomendado é o aluno fazer um exercício de autoconhecimento para saber seu perfil profissional, ou seja, com o que gostaria de trabalhar e qual público atender.
Há carreiras nas quais você vai lidar diretamente com o paciente, como Odontologia e Enfermagem. Já na Farmácia e na Biomedicina, existem muitas oportunidades para quem gosta de pesquisa e trabalho em laboratório. Agora, se deseja atuar em prol da saúde dos animais, não há dúvidas de que a Medicina Veterinária é a sua cara.
Sabemos como é difícil decidir sobre qual caminho trilhar, portanto converse com os profissionais das áreas de seu interesse e pergunte sobre a rotina e desafios da carreira. Se possível, visite algumas faculdades para conhecer a infraestrutura e ter uma noção melhor do que você vai aprender em cada curso.
É possível construir uma trajetória de sucesso com os cursos de Ciências Biológicas. O importante é escolher uma carreira que atenda suas expectativas profissionais e fazer o curso superior em uma instituição de ensino de referência — com infraestrutura completa, matriz curricular atualizada e corpo docente qualificado.
Gostou das informações deste post? Então compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também saibam como escolher a carreira!