Nesta sexta-feira, 7 de junho, a Prefeitura de Belo Horizonte realizou, no Museu da Moda, a cerimônia de entrega do Selo BH sem Racismo, nas categorias Compromisso e Excelência. O evento, que começou às 17h, certificou seis instituições públicas e privadas por suas práticas de promoção da igualdade racial no cotidiano de trabalho. Entre as instituições reconhecidas, a Faculdade Arnaldo destacou-se ao receber o selo na categoria Compromisso.
A Faculdade Arnaldo foi representada pela professora de Direito Zaira Pereira e pelo professor de Direito e Coordenador do Centro de Estágios e Empregabilidade Lucas Bittencourt. Com essa certificação, a faculdade assume publicamente o compromisso de desenvolver ações de combate ao racismo e promoção da igualdade racial em seu ambiente de trabalho, aliando produtividade e desenvolvimento humano e profissional de sua equipe de colaboradores.
Essas iniciativas são coordenadas pelo Comitê de Diversidade e Inclusão da Faculdade Arnaldo, que trabalha ativamente para implementar práticas de gestão voltadas para a promoção da igualdade racial.
Programa de Certificação em Promoção da Igualdade Racial
O Programa de Certificação em Promoção da Igualdade Racial de Belo Horizonte visa estimular, apoiar e reconhecer instituições que adotam práticas de gestão voltadas para a promoção da igualdade racial, enfrentamento do racismo e combate à discriminação étnico-racial. Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, e pela Fundação Municipal de Cultura, o programa concede o Selo BH sem Racismo a cada dois anos.
Compromisso e Excelência
As duas categorias do selo BH sem Racismo são Compromisso e Excelência. A categoria Compromisso é voltada para empresas que ainda não desenvolvem ações afirmativas, mas que se comprometem a implementá-las, apresentando um plano de trabalho para os próximos dois anos. Já a categoria Excelência reconhece instituições que já possuem ações contínuas de promoção da igualdade racial, exigindo também um plano de ação para os próximos dois anos.
Desde 2016, Belo Horizonte já certificou 27 instituições na categoria Excelência e 17 na categoria Compromisso. As empresas interessadas em participar do Programa de Certificação em Promoção da Igualdade Racial devem aguardar a publicação do novo edital de credenciamento.
Compromisso Público
Ao receber o Selo BH sem Racismo, a Faculdade Arnaldo se junta a um grupo seleto de instituições comprometidas com a superação do racismo e a preservação da cultura afro-brasileira e indígena na cidade. As ações incluem assistência jurídica gratuita, cursos pré-vestibulares populares, aulas de artes, grupos de estudos sobre relações raciais, grupos de apoio e outras atividades.
A certificação reforça o compromisso da Faculdade Arnaldo com a promoção da igualdade racial e o combate ao racismo, contribuindo para um ambiente de trabalho mais justo e inclusivo em Belo Horizonte.