Muitas pessoas tomam a decisão por fazer duas faculdades ao mesmo tempo por uma série de razões. Elas podem estar em busca de ampliar o conhecimento, melhorar o currículo profissional ou, ainda, para ter mais oportunidades de trabalho após a formação acadêmica.
Seja qual for a motivação, quem opta por esse caminho precisa redobrar a dedicação e ter uma atenção especial à organização da rotina para dar conta de todos os compromissos.
Está pensando em se inscrever em mais de um curso na faculdade? Então, acompanhe a seguir e tire suas principais dúvidas sobre o assunto!
Afinal, é possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo?
Sim, é totalmente possível fazer duas faculdades simultaneamente! Inclusive, há uma série de vantagens ao tomar essa decisão. O aluno pode, por exemplo, ter um melhor aproveitamento do tempo para conseguir uma formação mais completa e, também, para desenvolver habilidades e competências valorizadas no mercado de trabalho.
No entanto, ele precisará administrar bem o seu dia a dia para manter o equilíbrio nas atividades acadêmicas, sem comprometer os estudos. Sem isso, pode ser desafiador lidar da melhor forma com outros compromissos, o que pode levar o estudante a ter momentos de estresse e ansiedade.
Para manter a matrícula nos dois cursos, inclusive, você pode optar pela modalidade a distância e realizar uma graduação mais curta. Existem opções de áreas e campos de atuação nos mais diferentes segmentos. A escolha, portanto, vai depender exclusivamente das suas preferências e objetivos profissionais.
Essa escolha vale a pena?
Certamente, vale muito a pena fazer duas faculdades, já que as formações acadêmicas podem ampliar as suas possibilidades no mercado de trabalho de forma significativa. No entanto, para lidar com essa responsabilidade, é fundamental ter um bom gerenciamento do tempo.
Se você é do tipo de pessoa que trabalha ou tem filhos, por exemplo, pode ser realmente desafiador cursar duas graduações simultaneamente. Mas se você tem mais tempo livre e gostaria de ocupar parte da rotina com os estudos, essa pode ser a alternativa ideal para o seu futuro profissional.
Uma das faculdades, inclusive, pode ser útil para focar o seu conhecimento em uma única área. Com isso, fica muito mais simples continuar a formação e se matricular em um curso de especialização, se esse for o seu objetivo. De qualquer maneira, após a obtenção dos diplomas, certamente você terá um currículo de destaque com ótimos diferenciais para apresentar aos empregadores.
O que deve ser considerado antes de tomar essa decisão?
Mesmo que esse caminho seja uma ótima oportunidade de ampliar as suas chances de ter uma posição de destaque no mercado de trabalho, é fundamental avaliar alguns fatores. Antes de tudo, você precisa considerar o planejamento da sua rotina para entender se terá tempo para fazer as duas faculdades com um bom aproveitamento.
Também é interessante avaliar se os custos das mensalidades cabem no seu bolso, afinal, você terá outros gastos com transporte, livros, alimentação, entre outros. Outro ponto que deve ser pensado é em relação à logística de deslocamento de uma instituição de ensino para a outra.
Avalie também como é a grade curricular dos cursos e veja se existem disciplinas equivalentes para poupar ainda mais tempo até a formação. Tenha em mente que, para dar conta de duas faculdades, é preciso ter ainda mais disciplina com prazos, atividades, avaliações e leituras.
Como dar conta dos dois cursos?
Para conseguir fazer os cursos, você deve observar se as graduações são compatíveis em relação aos horários das aulas. O ideal é que os turnos sejam em períodos diferentes. Inclusive, pode ser necessário aumentar o tempo na faculdade para conseguir fazer menos disciplinas por semestre.
Outra questão importante é em relação à localização das instituições de ensino, ou seja, elas não devem ser muito distantes uma da outra. A recomendação é que o estudante dê preferência por fazer as graduações no mesmo local ou na modalidade a distância.
Se for estudar a distância, avalie qual a frequência das aulas, das atividades e dos encontros presenciais, além do endereço dos polos. Em geral, boa parte dos cursos EAD ainda exigem alguns compromissos presenciais dos alunos, como avaliações e provas.
Posso usar a modalidade EAD como aliada?
Usar a modalidade EAD como aliada para conseguir dar conta de dois cursos é, sem dúvidas, uma das melhores escolhas que o estudante pode tomar. Isso porque ele não precisará se preocupar com a questão do deslocamento e com o horário das aulas, já que boa parte delas ficam gravadas.
Todas as atividades acontecem no ambiente virtual de aprendizagem, por isso, o estudante tem a oportunidade de otimizar o seu tempo de dedicação. Uma das principais vantagens é que o valor da mensalidade também tende a ser muito menor em uma faculdade EAD.
Portanto, vale a pena considerar fazer ao menos uma das graduações na modalidade a distância. Para tomar uma boa decisão, você deve avaliar se a instituição de ensino é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e qual a qualidade da infraestrutura física oferecida pela faculdade, caso você precise utilizá-la em algum momento.
Preciso de uma boa organização?
Se planejar e ter disciplina é muito importante para ter um bom rendimento nos estudos. No início, pode parecer bem mais desafiador conciliar os dois cursos, no entanto, com o tempo, fica mais simples lidar com as aulas, atividades e leituras necessárias para obter o diploma.
De qualquer maneira, ainda será preciso manter a organização sempre em dia. Para facilitar, vale a pena adotar uma agenda para planejar da melhor forma o semestre de cada graduação, especificando prazos, eventos, dias de avaliações e outras datas importantes.
Além disso, é interessante também ter um planejamento semanal, por exemplo, detalhando quantas horas por dia serão necessárias para os estudos. Mesmo que a sua rotina se torne mais corrida, certamente você terá muito mais chances de conseguir uma ótima posição no mercado de trabalho após a conclusão dos cursos.
Viu só como é totalmente possível fazer duas faculdades ao mesmo tempo? Lembre-se apenas de se planejar bem e cuidar da organização do seu cotidiano para ter um bom aproveitamento no ensino superior.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e curta a página da Faculdade Arnaldo no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!