A educação continuada é uma das principais ferramentas de qualificação profissional, além de facilitar a conquista de melhores oportunidades de trabalho. A decisão de investir em uma nova capacitação é importante para qualquer área, porém, neste post falaremos das opções de pós-graduação em Psicologia.
É um fato que o interesse por seguir a carreira de psicólogo cresceu muito nos últimos anos aqui no Brasil. Consequentemente, o mercado está mais concorrido e ter, pelo menos, uma especialização no currículo é uma excelente estratégia para se destacar.
Você atua nessa área ou pretende atuar? Aproveite para conhecer algumas alternativas de pós!
1. Psicologia Social
Essa é uma formação voltada para o estudo do comportamento humano no contexto social, ou seja, como as pessoas agem na sociedade. Nesse sentido, o psicólogo social é um agente de transformação do meio, já que pode servir como um incentivador das conexões entre os âmbitos individual e coletivo.
Por isso, seu trabalho é muito útil na elaboração de políticas públicas, na estruturação de organizações sociais, no desenvolvimento de trabalhos comunitários e também no setor privado — ajudando empresas a entenderem o comportamento dos clientes ou se posicionarem no mercado, por exemplo. Em geral, é uma área muito relevante para a sociedade como um todo, especialmente pelo acolhimento de pessoas que vivem em situações de vulnerabilidade social.
2. Psicologia Clínica
A vertente Clínica é uma das mais tradicionais, talvez por muitos dos estudantes se interessarem pela Psicologia justamente pensando na possibilidade de clinicar. Afinal, a figura do psicólogo atendendo seus pacientes em um consultório é uma imagem comum na cabeça das pessoas.
A proposta é aprofundar os conhecimentos adquiridos na faculdade no tratamento de distúrbios ou dificuldades psicológicas, sobretudo para ajudar a construir um caminho de recuperação da saúde e do bem-estar. Então, esse é um tipo de pós-graduação indicada para os profissionais que querem direcionar suas carreiras para a psicoterapia e atendimento clínico.
3. Neuropsicologia
Como a denominação do curso já anuncia, a Neuropsicologia é o ramo que une a Neurologia com a Psicologia. Isso quer dizer que o profissional aprende com essa formação a tratar os efeitos dos distúrbios neurológicos no que se refere a parte psicológica da situação.
Muitas vezes, o paciente tem um diagnóstico que requer o acompanhamento de um psicólogo, além da contribuição do médico neurologista e de outros recursos apropriados. Contudo, é preciso reforçar os estudos sobre o cérebro para atuar nesses casos e fazer a pós-graduação é o melhor caminho para conquistar essa especialidade.
4. Psicologia do Trabalho
A relação das pessoas com o trabalho é mais um foco de estudo da Psicologia. Normalmente, os psicólogos organizacionais se dedicam a atividades como: estruturar processos seletivos, elaborar planos de carreira, cuidar da satisfação dos colaboradores, promover a produtividade e a qualidade de vida dentro de uma empresa, entre outras tarefas.
A Psicologia do Trabalho pode ser confundida com a área de Recursos Humanos, mas a verdade é que elas são complementares e a presença de um psicólogo no time é um grande diferencial pelo seu conhecimento. As chances de conseguir uma vaga como essa certamente são maiores quando o profissional é pós-graduado e ainda mais capacitado para oferecer os melhores resultados.
5. Psicologia do Esporte
Quem gosta de esporte e de atividades físicas não precisa se distanciar totalmente dessa área para seguir a carreira de psicólogo. A Psicologia do Esporte concilia as duas coisas e garante a oportunidade de acompanhar de perto um esportista (ou vários deles).
O papel desse profissional é oferecer todo o suporte para potencializar a performance de um atleta. Além da preparação da parte física, é imprescindível que a saúde mental seja trabalhada para que o seu desempenho seja maximizado.
Aliás, é bastante comum que os esportistas tenham dificuldades em lidar com a pressão das competições ou com outros fatores que acabem atrapalhando o seu rendimento. Sendo assim, o apoio psicológico se torna um grande diferencial para favorecer o seu bem-estar e confiança na hora da prática esportiva.
6. Psicologia Escolar
Outro ambiente de trabalho habitual para os psicólogos são as instituições de ensino. A condução dos estudantes no aprendizado é um processo que demanda muita sabedoria, sobretudo para os casos de necessidades especiais e dificuldades de aprendizagem.
Isto é, quem tem interesse em atuar na área de Psicologia educacional pode garantir um estudo aprofundado com essa pós-graduação. A partir de então, será capaz de auxiliar na estruturação de um contexto favorável ao estudo, considerando todos os fatores que influenciem o sucesso do aluno na jornada. O profissional também pode ajudar no plano pedagógico, na intermediação com a família e na orientação do corpo docente.
7. Psicologia Positiva
A Psicologia Positiva é uma das grandes tendências da área e isso tem muito a ver com os aumentos de casos de depressão — segundo a Organização Mundial da Saúde, são mais de 322 milhões de pessoas no mundo inteiro sofrendo com a doença — e de outros problemas semelhantes.
Por sua vez, os psicólogos ajudam na recuperação da autoestima, da autoconfiança e do bem-estar desses pacientes. A especialização garante um estudo mais abrangente de como fortalecer os aspectos positivos na mente humana, seja para o tratamento de casos já diagnosticados, seja como atitude preventiva. Trata-se de uma vertente extremamente interessante da Psicologia e aplicável a diversos contextos, inclusive para quem trabalha com desenvolvimento profissional e orientação de carreira.
Enfim, não tenha dúvidas de que fazer uma pós-graduação em Psicologia abrirá muitas portas de trabalho e aumentar as suas chances de sucesso. Portanto, analise qual é a opção que mais combina com o seu perfil e escolha uma instituição de ensino de qualidade para iniciar essa etapa da sua vida. Aqui na Faculdade Arnaldo, você pode contar com uma metodologia inovadora e eficiente para se preparar da melhor forma!
E então, o que você achou das nossas sugestões? Lembre-se que ter um título de especialista é um ótimo fator de diferenciação no mercado de trabalho! Aproveite para conhecer melhor os nossos cursos de Psicologia Positiva e Psicologia Escolar.