Momentos de crise, como os vividos nos últimos anos, estão "chacoalhando" o mercado de trabalho. Mas, do mesmo modo que milhões de vagas foram fechadas, oportunidades inovadoras estão surgindo em razão das novas demandas. Contudo, a competição é acirrada, e se você deseja um aumento de salário ― seja em um novo emprego, seja na empresa atual ―, precisa se destacar.
Entenda que se o seu objetivo é ser mais bem remunerado e galgar degraus mais altos na carreira em um mercado de trabalho competitivo, você precisa da combinação certa de educação, experiência e habilidades técnicas e pessoais. Para isso, é fundamental desenvolver uma estratégia que o leve a outro patamar profissional.
Pensando nisso, compartilhamos aqui um passo a passo para que você conquiste o desejado aumento de salário! Vamos lá?
Invista em uma pós-graduação
Enquanto a faculdade oferece, em muitos casos, uma formação generalista para que você aprenda os principais conhecimentos e as habilidades da sua carreira, a pós-graduação é um curso para a especialização em uma área. Visando ao aumento de salário, quanto maior for a sua qualificação profissional, mais altas serão as chances de você se tornar um profissional requisitado.
Além disso, a pós-graduação oferece diferentes níveis de conhecimentos específicos. A mais procurada ― inclusive por ser de menor duração ― é a lato sensu, que abrange especializações em áreas voltadas à atuação no mercado, como tecnologia, comunicação, educação, cultura, saúde, economia etc.
Já quem deseja se tornar pesquisador ou dar aulas em universidades deve optar pela pós stricto sensu, que abarca os cursos de mestrado e doutorado. Eles podem levar até cinco anos, porém, ajudam bastante no aumento de salário, já que abrem muitas outras portas na sua carreira.
Faça cursos de idiomas
Já não existem mais barreiras geográficas entre as nações. Graças à tecnologia, o mundo inteiro está conectado 24 horas por dia, sete dias por semana. Logo, as empresas que desejam expandir-se para outros mercados precisam de profissionais que dominem línguas estrangeiras.
Aliás, se você quer ter um cargo de maior destaque, lembre-se de que a língua inglesa é obrigatória e não mais uma "vantagem" no seu currículo. Dessa maneira, veja quais são os mercados internacionais onde a sua profissão ou a empresa mais se destaca e estude os idiomas locais. Por exemplo, se existe um forte mercado na Alemanha, aprenda Alemão; na França, vá para o Francês; na China, conheça o Mandarim.
Dessa maneira, você poderá se tornar uma ponte entre a organização e os países de seu interesse. A boa notícia é que, graças aos cursos online, agora, está muito mais fácil aprender um novo idioma com alta qualidade ― até com professores nativos. Mais ainda: o custo ficou muito menor e você nem precisa sair de casa.
Busque o desenvolvimento de soft skills
Na última edição do Relatório Future of Jobs (2020), publicado pelo Fórum Econômico Mundial, foram apontadas 15 habilidades que todo profissional deve ter para se manter competitivo no mercado até 2025. A maioria delas entra na categoria das chamadas soft skills, ou habilidades humanas e interpessoais. São elas:
- pensamento analítico e inovação;
- aprendizagem ativa e estratégias de aprendizado;
- resolução de problemas;
- pensamento crítico;
- criatividade;
- liderança;
- uso, monitoramento e controle de tecnologias;
- programação;
- resiliência, tolerância ao estresse e flexibilidade;
- raciocínio lógico;
- inteligência emocional;
- experiência do usuário;
- orientação a servir o cliente (foco no cliente);
- análise e avaliação de sistemas;
- persuasão e negociação.
O motivo para isso é que estamos na era do relacionamento interpessoal. Logo, não adianta ter habilidades profissionais infalíveis, se você for incapaz de se adaptar ao ambiente de trabalho e aos clientes aos quais atende. Por isso, o momento é de desconstrução de crenças e de valorização do contato humano.
Também não se esqueça de ampliar a sua capacidade de lidar com as tecnologias, afinal, a transformação digital chegou e está impactando diretamente as profissões e a maneira de se fazer negócios.
Amplie o seu networking
Já que falamos sobre relacionamento interpessoal, saiba que a sua rede de contatos profissionais pode ser um importante diferencial para ganhar destaque na carreira e, claro, ter um aumento de salário. Somar um networking consistente à sua experiência profissional e à educação permitirá que você ganhe visibilidade na carreira e seja lembrado(a) por pessoas-chave, mesmo se não estiver procurando um novo emprego.
Para ampliar o seu networking, siga estas sugestões:
- melhore o seu currículo no LinkedIn e conecte-se a profissionais e a personalidades da sua área;
- crie perfis profissionais em redes sociais, como Instagram e Facebook;
- crie conteúdos sobre as suas atividades profissionais para gerar audiência;
- faça lives interativas com colegas;
- participe de eventos relacionados à sua profissão;
- assine revistas, informativos, newsletters etc. de profissionais e empresas do seu ramo;
- use as suas habilidades de comunicação e dê palestras sobre temas que domina;
- entre em contato com ex-professores, associações de ex-alunos da faculdade e/ou um escritório de serviços de carreira, sugerindo parcerias.
Saiba vender a sua imagem
Um dos maiores problemas para ser valorizado em sua profissão está em saber como vender a própria imagem. Certamente, você já se deparou com conteúdos de profissionais em redes sociais e em algumas plataformas, como o YouTube ou o Instagram, e pensou: “Mas eu sou muito melhor que essa pessoa, por que ela tem tantos seguidores!?”.
A resposta para isso é que, além da rede de contatos, esse influenciador sabe se vender. Por isso, você deve construir a sua imagem ― não apenas para o meio digital, mas para ganhar a respeitabilidade que deseja perante os seus colegas de trabalho, a chefia e os clientes.
Para tanto, é necessário conhecer técnicas de autopromoção profissional. Se você sente que essa questão é falha em sua carreira, invista em cursos livres ou em consultorias de imagem. Você vai receber um excelente aprendizado para:
- ter autoconfiança e entusiasmo ao realizar as suas atividades;
- reconhecer pensamentos destrutivos, como a síndrome do impostor;
- acreditar em seus potenciais ― afinal, você é o produto;
- melhorar a sua aparência;
- ganhar mais fluência e autoridade em sua comunicação;
- saber o que e como falar para as pessoas de interesse;
- desenvolver habilidades socioemocionais para assumir cargos de liderança;
- reconhecer as suas forças e fraquezas;
- saber o que deseja enfatizar e para quem;
- ter autenticidade como pessoa e profissional.
Como você viu, para conquistar o aumento de salário que você tanto deseja, é preciso capacitar-se continuamente, tanto na sua área de atuação quanto nas competências pessoais. Para isso, é fundamental contar com instituições de excelência e profissionais renomados, a fim de que você tenha o melhor ensino. Dessa maneira, você evita lacunas que podem prejudicar o seu desenvolvimento e dá ainda mais consistência ao seu currículo.
Esperamos que essas dicas tenham um impacto positivo em sua vida profissional e o auxiliem a elevar as suas finanças! Se você gostou deste conteúdo, assine já a nossa newsletter e receba novidades sobre educação profissional e mercado em primeira mão!