Quem se forma em Direito sabe como o setor público pode ser bastante próspero para as carreiras jurídicas. Além da estabilidade, as remunerações tendem a ser altas e oferecer inúmeros benefícios.
Após conquistar o diploma e obter o registro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o profissional que pretende se candidatar a um cargo público precisa se planejar e estudar muito sobre as diversas áreas e conhecimentos específicos do setor.
Quer descobrir como se preparar da melhor forma em um concurso para Direito? Acompanhe a seguir e confira!
Quais são as opções de concurso para quem faz Direito?
A carreira jurídica oferece muitas possibilidades de atuação profissional. Em concursos, é possível encontrar vagas para os cargos de advogado da União, defensor público, juiz, promotor de Justiça, procurador do Estado, delegado de Polícia e muito mais.
Ou seja, vale realmente a pena ficar de olho nas oportunidades do mercado de trabalho, principalmente após finalizar a formação em Direito. A seguir, veja quais são as principais opções de concurso para quem escolhe o setor:
- Magistratura Estatal: função de juiz em fóruns estatais;
- Magistratura Federal: atuação em Justiças Especiais;
- Polícia Federal: vaga de delegado. Exige 3 anos de experiência na carreira jurídica ou policial;
- Polícia Civil: cargo de delegado, porém o pré-requisito é 2 anos de atuação profissional em Direito;
- Defensoria Pública: vaga para advogados;
- Promotoria: atuação diária com juízes. Exige 3 anos de carreira jurídica;
- Procuradoria: função de procurador no Ministério Público Estadual.
Devido aos altos salários, a concorrência para boa parte das vagas é alta e exige bastante estudo e planejamento do candidato. Isso porque a quantidade de conteúdos prevista nas provas costuma ser extensa, tornando o ingresso ao setor público uma alternativa desafiadora, mas também animadora para quem busca crescimento profissional.
Como se preparar para seguir carreira pública em Direito?
Se você está decidido em disputar uma vaga promissa em um concurso público no país, é fundamental ter em mente o quão importante é se preparar com antecedência para ter melhores resultados no dia da avaliação.
Como vimos, alguns cargos exigem um período mínimo de experiência na carreira jurídica. Por isso, após a formação acadêmica, a principal dica é atuar na área, nem que seja por poucos anos, e se dedicar à qualificação profissional.
Além disso, existem algumas ações essenciais para adquirir uma posição de destaque e ter mais chances de sucesso nos mais diferentes concursos em Direito que empregam pelo país. Veja a seguir!
Entenda como funciona o curso
A graduação em Direito prepara os estudantes para compreender as normas jurídicas e sua aplicação em casos práticos. Na faculdade, os alunos também aprendem a desenvolver habilidades de argumentação, pensamento crítico e análise.
Se você está pensando em iniciar a formação na área, é muito importante entender o funcionamento do curso e como as disciplinas auxiliam no momento de estudar para um concurso. Afinal, a grande maioria das carreiras públicas exige a formação específica em Direito.
Prepare-se para o vestibular
Tendo certeza de que seguirá no setor, chega o momento de escolher uma faculdade reconhecida e se preparar para prestar o vestibular. Os conteúdos da prova costumam ser generalistas, portanto, é preciso estudar diferentes matérias e campos do conhecimento.
A depender da instituição de ensino, o ingresso ao curso pode ser realizado por meio de vestibular tradicional, nota do Enem ou transferência externa. É preciso ter atenção ao dia e local da prova, além de verificar quais são os conteúdos específicos que costumam cair na avaliação.
Estude para o concurso de interesse
Após conquistar o diploma em Direito, chega o tão esperado momento de estudar para o concurso público do seu interesse. Com isso, é fundamental se aprofundar nas diferentes áreas do Direito e se esforçar para construir uma forte base de conhecimentos gerais.
Como o ingresso nas carreiras jurídicas é altamente concorrido, vale a pena elaborar um cronograma de estudos e estabelecer quantas horas por dia você vai se dedicar. Dê preferência a materiais de qualidade e, principalmente, atualizados, já que a legislação sofre mudanças de forma recorrente.
Resolva questões de concursos anteriores
Outra dica valiosa é resolver questões de simulados e provas de concursos passados. Além de descobrir quais são os conteúdos que aparecem com mais frequência, essa também é uma ótima oportunidade para garantir um bom desempenho.
Isso porque, ao resolver as questões, você se tornará capaz de fixar, revisar e avaliar o seu próprio resultado, além de elaborar estratégias de estudo mais eficientes. Inclusive, essa é uma boa chance para conhecer o estilo de cobrança e o nível de complexidade exigido pela banca examinadora.
Como escolher um bom curso de Direito?
Atualmente, quem escolhe pela área de Direito encontra um mercado de trabalho cada vez mais exigente. Para se diferenciar entre a concorrência, é fundamental desenvolver a formação acadêmica em uma instituição de ensino renomada e que realmente se preocupa com o futuro profissional de seus estudantes.
Com isso, a faculdade deve fornecer uma boa infraestrutura, corpo docente qualificado, materiais de estudo atualizados, além de atividades de qualidade, como as que ocorrem no Núcleo de Práticas Jurídicas. Ainda é fundamental avaliar se a graduação é autorizada pelo Ministério da Educação (MEC).
As melhores instituições também oferecem atividades extracurriculares sobre outros temas, ou seja, que estão fora do currículo oficial do curso. Geralmente, as atividades podem ser eventos, palestras, programas de estágio, entre outras, sempre visando proporcionar uma formação multidisciplinar aos alunos.
Todos esses fatores fazem uma diferença e tanto na formação dos futuros profissionais. Portanto, no momento de escolher a faculdade de Direito, pense nos seus objetivos e avalie se o ambiente de aprendizagem realmente consegue atender às suas necessidades.
Viu só como prestar concurso para Direito é um caminho altamente promissor? Lembre-se de estudar muito e escolher a área de atuação com antecedência, já que alguns cargos públicos exigem um período mínimo de experiência dos candidatos. Seguindo as nossas dicas, certamente você terá bons resultados e conquistará o seu espaço no mercado de trabalho!
Para ficar por dentro de todas as novidades da Faculdade Arnaldo, assine a nossa newsletter agora mesmo!