Quem está chegando ao mercado de trabalho tem um grande desafio pela frente. Além da atual crise financeira, o aumento do desemprego, salários menores e mais candidatos atrás de vagas de emprego, também existem diversos desafios pessoais que todo jovem enfrenta ao começar a construir sua carreira.
Por essa razão, saber como se preparar para o mercado de trabalho ajuda a aumentar sua competitividade profissional, seja para trabalhar como funcionário de uma empresa, seja para tocar o próprio negócio como empreendedor(a).
Hoje, somente se destaca na carreira aquele profissional que não apenas apresenta profundo conhecimento em sua área, mas também está antenado com o cenário e as tendências de sua área.
Então, para ajudar você em seu planejamento, confira as cinco dicas que trouxemos aqui!
1. Faça um curso de nível superior
A graduação como ponto de partida em seu planejamento para se preparar para o mercado de trabalho e alcançar a devida qualificação profissional.
A partir do momento em que você ingressa na faculdade, começa a ter um sem-número de experiências que vão compor o conjunto de competências e habilidades necessárias à sua atividade profissional.
Paralelamente ao conhecimento acadêmico, as melhores faculdades investem em inúmeras ações a fim de estimular a entrada de seus alunos no mercado.
2. Não deixe de buscar cursos de especialização
Após terminar a graduação, é indispensável continuar estudando, por meio de programas de pós-graduação e cursos livres. Em ambos os casos, será aprofundada alguma área específica de sua profissão.
A principal diferença entre esses cursos está no título conferido e validade. Os programas de pós-graduação conferem aos concluintes títulos de especialistas, mestres ou doutores e têm o reconhecimento do MEC (Ministério da Educação). Já os cursos livres focam o desenvolvimento de habilidades profissionais, muitas delas chave para sua atuação, mas não têm uma titulação ou reconhecimento oficial.
Por isso, o mais recomendado em seu planejamento de carreira é frequentar cursos de pós-graduação e cursos de atualização ou capacitação profissional.
3. Estude idiomas
O domínio de idiomas é um requisito básico para muitas empresas. Além do inglês, que se tornou obrigatório, para saber em quais idiomas investir seus estudos, pesquise entre as principais empresas de sua área quais são seus mercados de atuação.
Tenha em mente, também, que pertencemos ao Mercosul e dominar o espanhol é um importante diferencial competitivo. Outras das línguas mais faladas em transações comerciais são:
- árabe;
- alemão;
- francês;
- japonês;
- italiano;
- mandarim.
4. Aprimore habilidades técnicas e comportamentais
Hard skills e soft skills. Esses dois termos, em alta no mundo corporativo, dizem respeito, respectivamente, às habilidades técnicas e comportamentais do profissional.
Para se destacar em uma entrevista de emprego, por exemplo, é importante que você tenha ambas as skills bem desenvolvidas. A regra é simples: você pode até ter um excelente currículo, mas se demonstrar dificuldade de relacionamento interpessoal, comunicação, liderança e empatia com seus colegas, certamente o cargo não será seu.
Na atualidade, as empresas estão percebendo que um ambiente de trabalho ideal é aquele em que há profissionais capacitados para as suas funções, mas que prezam por respeito mútuo e crescimento coletivo.
5. Construa seu networking
O networking é sua rede de contatos profissionais. Esta deve ser construída desde os primeiros anos da faculdade. Seus contatos podem ser um trunfo em suas mãos ao pensar em como se preparar para o mercado de trabalho.
Muitas de suas oportunidades de carreira podem vir justamente dessa rede de relacionamentos, seja para uma vaga formal, seja para parcerias e, até mesmo trabalhos autônomos. Ainda, um networking sólido pode ser um propagador de sua imagem para que muita gente fique sabendo de sua atuação.
Você acabou de conhecer alguns passos básicos de como se preparar para o mercado de trabalho. Porém, esse assunto não se encerra aqui. Em um mercado tão dinâmico, todas as profissões passam diariamente por muitas mudanças. Sendo assim, você precisa ficar de olho nas tendências da sua área, inovações tecnológicas, bem como serviços e práticas para manter sua competitividade profissional.
Gostou deste artigo? Então, continue conosco e veja nosso panorama sobre o mercado de trabalho durante a pandemia.