Pouco conhecimento de mercado, inexperiência na precificação dos serviços, necessidade de criação de um planejamento estratégico, lentidão na captação de clientes etc. — a verdade é que, por mais otimistas que sejamos, todo início de carreira envolve os seus desafios. Na área jurídica, não é diferente.
Justamente por isso, sobretudo se você for um advogado que está no começo da sua jornada profissional, é fundamental ter foco e definir aonde se deseja chegar. Do contrário, os obstáculos dessa trajetória podem desanimá-lo.
Nesse sentido, temos duas excelentes notícias: a primeira é que o seu sucesso depende apenas de você e de quanto esforço será empregado em prol do exercício de um bom trabalho; a segunda é que, para auxiliá-lo, elencamos dicas incríveis de como se destacar como advogado.
Continue a leitura do post e tenha a sensação de dar os primeiros passos já com um pouco da sabedoria que você só teria mais à frente. Vamos lá!
1. Busque conhecer a fundo as necessidades dos seus clientes
O ponto de partida, em se tratando de como se destacar como advogado, sem dúvida alguma, é conhecer tanto quanto possível as necessidades daqueles que o contratam. Ou seja, entenda:
- o que eles esperam de você como profissional;
- de que forma eles se comportam;
- quais são os reais propósitos deles ao ajuizar uma ação judicial.
A melhor maneira de fazer isso é ouvindo-os atentamente. Então, busque se colocar no lugar deles — lembrando-se, no entanto, de que isso não significa se envolver emocionalmente com a situação — e escute-os com atenção.
Além disso, é interessante ter à mão um recurso para anotar todos os detalhes mais relevantes do relato, seja um bloco de notas, seja um tablet, seja um notebook etc. As ferramentas digitais são grandes aliadas nesse momento e, inclusive, o uso delas pode transmitir uma imagem mais profissional.
2. Aposte em divulgação
Especialmente no início da jornada profissional, se você deseja fazer a sua carreira como advogado decolar, é fundamental dedicar algum tempo à divulgação dos seus serviços. Além disso, atualmente, com a grande popularidade das redes sociais, nem mesmo é preciso investir altos recursos, já que você pode usá-las a seu favor para alcançar um público bastante amplo.
Nesse contexto, a dica-chave é trabalhar a sua presença digital de forma inteligente. Por exemplo, você pode:
- apresentar palestras;
- agendar lives para a discussão de determinados tópicos que estejam em alta — sanando algumas dúvidas da audiência;
- ofertar cursos sobre questões que você domina.
O ambiente virtual, se bem utilizado, pode gerar inúmeras oportunidades e torná-lo, inclusive, uma referência no seu campo de atuação.
3. Escolha uma área de atuação
Às vezes, na ânsia de atender a um número maior de clientes e conquistar o seu espaço no mercado, os profissionais em início de carreira tentam atuar de modo generalista. Contudo, acredite: apesar de comum, essa é uma falha grande. O ideal é que você mantenha em mente que existem vários advogados no mercado e, se você somente fizer "mais do mesmo", sem sair do lugar-comum, não se destacará perante eles.
Portanto, ao concluir a graduação, procure um nicho específico de atuação. O mais recomendável, é claro, é que seja uma área com a qual você se identifique, haja vista que, assim, será mais fácil — e até prazeroso — prestar um serviço de excelência. Hoje em dia, são inúmeras as ramificações dentro do Direito, como o Trabalhista, o Tributário, o Ambiental etc., então, com certeza você vai conseguir se destacar em uma delas.
4. Seja extremamente atento aos prazos
O dia a dia de um advogado, sobretudo se ele for iniciante, costuma ser bastante conturbado, envolvendo acompanhamento de ações, idas ao Fórum, reuniões etc. As responsabilidades, de fato, são inúmeras.
No entanto, é indispensável que você não permita que nada o distraia dos prazos a serem observados. Isso, inclusive, é aplicável desde a um horário agendado para o encontro com um cliente até ao prazo legal para, por exemplo, interpor um recurso. Do contrário, além de prejudicar aquele que o contratou confiando na qualidade do seu serviço e no seu profissionalismo, você pode afetar a própria carreira que ainda está tentando construir, impactando negativamente a sua imagem.
5. Cultive bons relacionamentos profissionais
A manutenção de boas relações é imprescindível em qualquer profissão, porém, no que se refere a como se destacar como advogado, torna-se ainda mais indispensável. Isso porque, por meio desses contatos, você passa a ter ciência de boas oportunidades, obtém indicações de clientes e, efetivamente, inicia a construção de uma carreira bem consolidada.
Em outras palavras, priorize o networking. Há, atualmente, várias formas de colocá-lo em prática e você pode escolher aquelas que fazem mais sentido para a jornada que você deseja trilhar, como:
- participar de congressos e de feiras da área do Direito;
- frequentar os eventos promovidos pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil);
- matricular-se em cursos relativos à sua área de especialização;
- manter sempre atualizado — e ativo — o seu perfil no LinkedIn etc.
6. Tenha bons mentores
Em complementação à dica anterior, especialmente no início da carreira, é fundamental manter relações próximas, por exemplo, com professores e colegas de trabalho mais experientes. Assim, eles o ajudarão a reduzir quaisquer eventuais inseguranças e poderão, vez ou outra, sanar dúvidas pontuais.
7. Não pare de estudar
Um deslize que não pode ser cometido de modo algum é acreditar que o conteúdo aprendido ao longo da graduação é suficiente para se tornar uma autoridade no mercado. A bem da verdade, a advocacia é uma das áreas em que o bom profissional nunca para de estudar e reciclar conhecimentos.
Então, busque constantemente especializações relacionadas ao seu nicho e certifique-se de se manter sempre atualizado quanto às alterações normativas e/ou de jurisprudenciais — que, vale dizer, ocorrem o tempo todo.
A realidade é que, se você quer achar meios de como se destacar como advogado, é indispensável se dedicar genuinamente a isso desde o início. Então, ainda ao longo do curso de Direito, dê o seu máximo, participe de quantas atividades extracurriculares puder e, como dito, não negligencie de forma alguma o networking. Futuramente, você verá que muitas portas poderão ser abertas a partir dos relacionamentos que você cultivou no decorrer dos anos de faculdade.
E então? Já sente que sabe como se destacar como advogado e iniciar a carreira de forma bem-sucedida? Pois aproveite a visita ao nosso blog e leia também o artigo que elaboramos sobre as 14 possíveis áreas do Direito nas quais você pode atuar!