Como pedir transferência de faculdade é uma dúvida mais comum do que você imagina. Isso porque é normal não se identificar com o curso e querer mudar de área de conhecimento, ou mesmo se decepcionar com a estrutura de algumas faculdades, ainda mais se o curso exigir aulas práticas.
Além disso, contar com professores capacitados e uma administração eficiente é fundamental para o sucesso da sua carreira acadêmica e, quando isso não acontece, é normal pensar em mudar de faculdade.
Enfim, as motivações para pedir a transferência de faculdade podem ser muitas e, diversas delas, ligadas a fatores pessoais. A boa notícia é que é possível fazer essa transição, mas, para isso, você deve estar atento a uma série de questões, como documentação, grade curricular e qualidade do ensino.
Para ajudar você a entender como pedir transferência de faculdade, preparamos este artigo. Acompanhe!
Como funciona o processo de transferência de faculdade e como solicitar?
O primeiro passo para pedir transferência de faculdade é entender as suas motivações e escolher a instituição de destino. O processo de troca é variável, pois cada instituição adota o seu regulamento.
No entanto, grande parte das faculdades aderem a um método de seleção parecido, com processo simplificado de inscrição. Algumas até oferecem isenção das taxas de inscrição como uma forma de atrair alunos.
Assim, o processo funciona, basicamente, com uma entrevista com o supervisor do curso e envio correto das documentações, quando se trata de faculdade privada.
Para as instituições públicas, é possível recorrer às vagas remanescentes para conseguir uma transferência, sem a necessidade de prestar novo vestibular. Contudo, para cursos mais concorridos em faculdades particulares, é preciso ficar atento às formas de ingresso na instituição, que podem solicitar nota do Enem ou mesmo a prestação de um novo vestibular.
O que avaliar na hora de pedir transferência de faculdade?
Agora que você já entendeu as suas motivações para solicitar a transferência de faculdade e como solicitar o processo de transferência, é preciso avaliar as instituições em que você pretende ingressar para cursar a sua graduação.
Um primeiro passo fundamental é estar atento à credibilidade da instituição e consultar se ela tem registro no MEC para funcionar. Sem essa autorização o seu diploma não é considerado válido, portanto, é necessário estar atento.
Confira a seguir outras questões para considerar ao pedir transferência de faculdade!
Analise os tipos de transferência
A transferência de faculdade pode ser interna ou externa. No primeiro caso, você muda de curso, mas continua na mesma instituição de ensino. Na segunda, vai para uma instituição externa e deve entrar em contato com as faculdades de interesse para saber qual a forma de ingresso, assim como outros detalhes, como estrutura, normas e grade curricular.
Verifique as vagas disponíveis
Na hora de avaliar a transferência de faculdade, você deve estar atento ao número de vagas disponíveis. As faculdades públicas, por exemplo, costumam ser bem restritas, e quanto maior o número de candidatos por vaga, maior é a concorrência para conquistar a vaga.
Já no caso de faculdades privadas, o número de vagas costuma ser maior e também em diversos turnos, o que possibilita, por exemplo, que você trabalhe e estude ao mesmo tempo.
Veja a possibilidade de aproveitar matérias
Quando a instituição de destino oferece a possibilidade de aproveitar matérias da instituição, você consegue reduzir o seu tempo de graduação. Isso acontece quando as grades curriculares são semelhantes. Assim, essas matérias podem ser eliminadas e você não precisará cursá-las novamente.
Contudo, é preciso verificar na instituição de destino como eles lidam com essa questão, já que cada uma tem suas particularidades nesse quesito. De modo geral, é analisado o histórico com as disciplinas cursadas na instituição de origem para que seja avaliada a possibilidade de eliminá-las na sua futura grade.
Caso você mude completamente de área de estudo, a probabilidade é de que as disciplinas já cursadas não sejam aproveitadas.
Faça o levantamento da documentação
Tanto para os casos de transferência interna quanto externa, são exigidas as seguintes documentações:
- identidade;
- CPF;
- histórico escolar;
- histórico escolar e acadêmico.
Para a transferência externa ainda podem ser solicitados os documentos pessoais de matrícula. Vale lembrar que as documentações também podem variar conforme a instituição de ensino.
Analise a estrutura da faculdade
Para muitos cursos, a estrutura de um laboratório para aulas práticas é fundamental. Com isso, o aluno terá a oportunidade de estar em contato com equipamentos e outras ferramentas que farão parte da sua rotina profissional, e esse treinamento é fundamental para transmitir mais confiança para pacientes e outros públicos de relacionamento. Se você faz o curso de odontologia, por exemplo, ter um laboratório onde possa atender é fundamental.
Verifique a qualidade de ensino
A qualidade do ensino deve ser fator determinante para você analisar na hora de pedir transferência de faculdade. Ao escolher uma nova instituição de ensino, pesquise sobre ela na internet, converse com alunos que já estudam nela, verifique se ela é credenciada no MEC e se existe no corpo docente professores mestres, doutores e com experiência no mercado de trabalho. Tudo isso contribui para elevar a reputação da instituição e garantir uma boa qualidade de ensino.
Além disso, verifique a nota do curso da faculdade de destino no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que tem por objetivo fazer a avaliação da formação dos alunos do ensino superior. Quanto maior a nota obtida pela instituição, melhor conceituada ela é.
É possível fazer transferência quando o aluno usufrui de algum programa do Governo?
Sim, é possível fazer transferência de faculdade mesmo usufruindo de programas do Governo. Mas, para isso, é necessário verificar se a instituição escolhida trabalha com os mesmos programas, como o Fies, e quais são as regras internas para que essa transferência seja realizada. Se tudo estiver certo, é feita uma comunicação ao programa do Governo em questão, e a transferência do programa é autorizada.
Viu como pedir transferência de faculdade é possível? Para isso, você precisa estar atento às questões apontadas e se certificar de que a mudança é realmente necessária. Como pode haver diferença na grade de ensino, a sua formatura pode ser postergada. Estando ciente dos prós e contras, é só seguir os estudos com dedicação e disciplina para ter êxito na sua carreira acadêmica.
Se você gostou deste artigo sobre como pedir transferência de faculdade, deixe o seu comentário conosco!