Saber se determinada carreira atende ao seu perfil e expectativas profissionais não é nada fácil. Diante de tantos cursos das mais diferentes áreas, o melhor é sempre buscar informação. Para quem tem dúvida se quer ser dentista, o ideal é primeiramente entender como é a faculdade de Odontologia.
E é justamente isso que vamos apresentar neste post. Na sequência, você vai descobrir os detalhes dessa graduação, como a duração e principais disciplinas, panorama do mercado de trabalho, algumas áreas de atuação e quem pode se dar bem nessa carreira. Não perca!
Como é a graduação em Odontologia?
Se você tem interesse em descobrir como é a faculdade de Odontologia, deve saber que é um curso da modalidade bacharelado e que tem duração de 5 anos. O objetivo dessa formação é preparar o profissional para compreender a saúde dos dentes, da boca e também dos ossos da face.
Desse modo, a matriz curricular e os estágios visam ensinar sobre promoção de saúde bucal para diferentes públicos, do bebê ao idoso. O curso contempla, portanto, disciplinas teóricas e práticas voltadas para prevenção, diagnóstico e tratamento nessa área.
O aluno precisa se dedicar bastante, visto que o conteúdo programático é extenso. Acompanhe as principais disciplinas estudadas:
- Anatomia;
- Bioquímica;
- Biossegurança;
- Farmacologia;
- Fisiologia Humana;
- Fundamentos da Prática Odontológica;
- Histologia e Embriologia Bucais;
- Imaginologia;
- Imunologia;
- Microbiologia;
- Odontologia Integrada;
- Orientação Profissional;
- Patologia Geral;
- Saúde Coletiva;
- Semiologia e Estomatologia.
Ao final do curso, para conquistar o diploma, o aluno de Odontologia precisa cumprir as horas do estágio supervisionado e ter o trabalho de conclusão de curso (TCC) aprovado.
Quais as perspectivas no mercado de trabalho?
Muita gente fica com medo de terminar o curso superior e não conseguir boas oportunidades profissionais. Se você está buscando informações sobre como é a faculdade de Odontologia, pode ficar sossegado, pois o panorama do mercado de trabalho para essa carreira é bastante promissor.
Logo que o aluno termina a graduação, só poderá atuar na área depois de obter o registro no Conselho Estadual de Odontologia, autarquia que normatiza e fiscaliza a profissão.
Com o diploma e o registro profissional em mãos, o dentista pode começar a trabalhar. Se a sua preocupação é o salário, o rendimento médio nessa carreira é de R$ 4.316,00 de acordo com o site Vagas. É um salário que pode aumentar na medida em que o profissional ganha experiência ou busca novas qualificações, como cursos de pós-graduação em mais especialidades.
O interessante de quem se forma em Odontologia é a variedade de locais de atuação, no setor público, privado ou ainda com consultório próprio, no caso de dentistas que buscam empreender.
O profissional pode trabalhar em:
- hospitais;
- postos de saúde;
- programas de saúde da família;
- consultórios;
- clínicas (convênios e particulares);
- empresas;
- escolas;
- universidades (campo de ensino e pesquisa).
Em quais áreas é possível atuar depois de formado?
O dentista pode atuar em diferentes áreas, atendendo a públicos variados ou direcionando a carreira para um segmento específico, como a área de estética, que trabalha com clareamento dental, facetas de porcelana, entre outros procedimentos.
Confira a seguir alguns segmentos dessa profissão!
Clínica Geral
É uma área mais generalista, voltada para a prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas bucais mais corriqueiros. São profissionais que, geralmente, realizam o primeiro atendimento do paciente.
Ele faz uma avaliação bucal geral, pode pedir exames, como radiografias, e está apto para realizar atendimentos emergenciais e procedimentos como profilaxia (limpeza), raspagem, aplicação de flúor, restaurações e extrações dentárias.
Ortodontia
É o campo que trabalha com a correção dos dentes e ossos maxilares para o alinhamento do sorriso. O profissional faz o plano de tratamento com o aparelho ortodôntico, acompanhando a saúde bucal do paciente e as condições do dispositivo, com a realização dos ajustes necessários.
Implantodontia
Quem quer trabalhar com reabilitação oral pode apostar em uma área que é tendência: a implantodontia. Os implantes dentários são muito procurados por pessoas que perderam um ou mais dentes, visto que são dispositivos tecnológicos e biocompatíveis. Assim, substituem os dentes naturais e trazem qualidade de vida ao paciente.
Odontopediatria
Quem gosta de trabalhar com bebês e crianças vai se dar bem com a odontopediatria. O profissional é preparado para lidar da melhor forma com os pequenos pacientes, de modo que as consultas e tratamentos sejam realizados de maneira lúdica e sem traumas.
Outras áreas
Há espaço para os dentistas que querem trabalhar com idosos (odontogeriatria), com pacientes especiais ou ainda para quem almeja atuar em ambiente hospitalar e com cirurgias mais complexas (área de cirurgia bucomaxilofacial).
Qual o perfil do estudante dessa carreira?
Agora que você já viu como é a faculdade de Odontologia e as possibilidades de atuação, ainda pode estar em dúvida se esse curso é o ideal para você, ou seja, se atende seu perfil. Em primeiro lugar, tenha em mente que se trata de uma carreira voltada para quem se sente à vontade para trabalhar com pessoas, em prol de sua saúde e bem-estar.
Nesse sentido, sai na frente o profissional que se mostra aberto para acolher o paciente, muitas vezes com medo e fragilizado no momento de passar por um tratamento de saúde bucal. Desse modo, é necessário trabalhar com inteligência emocional e empatia para lidar com as mais diversas situações.
É importante ainda ser bem detalhista e ter muita concentração para trabalhar com estruturas de proporções, muitas vezes, milimétricas. Por último, esteja sempre de olho nas tendências tecnológicas na área para ficar por dentro dos tratamentos mais inovadores e se destacar nesse mercado.
Não fique tão preocupado quanto a essas questões, pois, ao buscar uma faculdade de referência, você recebe uma boa formação e vai adquirindo as competências necessárias para se dar bem nessa carreira.
Se você sonha em se tornar dentista, precisa entender como é a faculdade de Odontologia para saber quais são as disciplinas dessa graduação e como é a preparação para o mercado de trabalho. Quando o aluno se dedica às aulas, atividades e estágios, sem dúvida, constrói uma carreira de sucesso nessa área!
Ficou interessado no curso superior em Odontologia e busca mais informações? Entre em contato com a equipe da Faculdade Arnaldo e tire todas as suas dúvidas!