Ingressar no ensino superior, conquistar o diploma e fazer a diferença no mercado de trabalho são metas no horizonte de quase todos os estudantes em diversas áreas do conhecimento.
Entretanto, antes de iniciar os estudos, é importante compreender que existem outras decisões além de descobrir com qual curso você mais se identifica. Uma dessas escolhas é o tipo de instituição de ensino.
Atualmente, quem deseja cursar o ensino superior deve conhecer a diferença de faculdade para centro universitário. Acompanhe a seguir e fique por dentro do assunto!
Por que existem diferentes nomes para instituições de ensino superior?
Embora termos como "faculdade", "universidade" e "centro universitário" sejam utilizados como sinônimos na maior parte das vezes, essas instituições apresentam diferenças significativas.
Com isso em mente, fica a dúvida: por que existem diferentes nomenclaturas para as instituições? Explicando de maneira simples, podemos dizer que essas classificações existem para que os estudantes saibam o que esperar da instituição escolhida.
Como você verá ao longo do post, algumas instituições têm um foco maior no desenvolvimento de pesquisas e extensões, e outras têm uma abordagem mais prática e voltada para o mercado de trabalho.
O que são centros universitários?
Uma das principais modalidades de ensino superior no Brasil, os centros universitários são instituições completas e abrangentes, com foco para o mercado de trabalho.
Por essa razão, os centros universitários oferecem aulas práticas e dinâmicas, a fim de proporcionar uma visão geral para os estudantes sobre as suas respectivas áreas de atuação.
Outra característica dos centros universitários é que eles costumam disponibilizar uma grande variedade de cursos, mesmo em diferentes áreas do conhecimento. Assim, além de ter outras opções de curso em um mesmo campus, você também pode desenvolver seu networking com futuros profissionais e melhorar o seu currículo ainda no período da graduação.
Além disso, o aluno conta com outros benefícios ao investir em um centro universitário. Veja a seguir!
Foco no mercado de trabalho
Um dos grandes diferenciais do centro universitário é que a instituição prepara os estudantes para as atuais necessidades e habilidades do mercado de trabalho. Assim, todos os conteúdos e metodologias utilizados na rotina de estudos são voltados para as demandas dos empregadores.
Mesmo assim, a produção de conhecimento acadêmico e de pesquisas também é algo que faz parte do cotidiano dos alunos de um centro universitário.
Grade curricular atualizada
Uma grande preocupação dos gestores de centros universitários é manter a grade de disciplinas e conteúdos sempre atualizados com as principais tendências e inovações. Com isso, os estudantes podem ter acesso a matérias mais abrangentes e que fazem, de fato, diferença na formação acadêmica.
Além disso, é comum que esse tipo de instituição de ensino crie cursos de graduação ou até mesmo programas educativos para potencializar o conhecimento dos alunos. Na prática, a estratégia é capaz de aprofundar a capacitação e a experiência dos graduandos.
Professores qualificados
Independentemente do curso escolhido, o estudante de um centro universitário sempre tem a garantia de estar sendo ensinado por profissionais com uma formação acadêmica de alto nível. Geralmente, o corpo docente é composto em sua maioria por mestres e doutores.
Além disso, a gestão do centro universitário investe na educação continuada dos professores para continuarem estudando e se aperfeiçoando. Dessa forma, a metodologia, as aulas e a experiência em sala de aula são ainda mais significativas para os alunos.
Estrutura completa
Sem dúvidas, um dos grandes diferenciais de um centro universitário é a sua estrutura completa, que garante alta qualidade para o ensino. As salas de aula, por exemplo, são modernas e tecnológicas, assim como os laboratórios e demais espaços de convivência.
Também é comum encontrar bibliotecas equipadas e ambientes específicos que incentivam a prática de esportes. A infraestrutura oferecida pela instituição de ensino faz uma grande diferença no decorrer da graduação.
Ensino de excelência
Por contar com professores experientes em suas áreas de atuação, estrutura física e tecnológica completa, além de outros diferenciais, o centro universitário realmente se destaca diante de outras opções. Portanto, é a alternativa ideal para quem deseja ter acesso a um ensino de excelência.
Inclusive, a decisão pode fazer toda a diferença na hora de construir o seu currículo profissional. Isso porque boa parte dos recrutadores valorizam e dão prioridade aos candidatos que contam com esse tipo de formação no currículo, justamente por demonstrar que tiveram acesso a ambientes de aprendizagem reconhecidos pelo alto padrão de qualidade.
Quais as diferenças entre centro universitário, faculdade e universidade?
Agora que você já está mais familiarizado com o conceito de centro universitário, uma instituição que oferece uma gama de cursos de diversas áreas e com um foco prático e voltado para o mercado, é hora de entender como ele se diferencia de outras instituições, como as faculdades e universidades.
O que são faculdades?
As faculdades são instituições que oferecem uma quantidade menor de cursos, em geral, em uma mesma área do conhecimento. É o caso de uma faculdade que oferece apenas cursos na área da saúde, como Educação Física, Psicologia e Fisioterapia.
Qual a diferença de faculdade para centro universitário?
Quanto às especificações do corpo docente, os centros universitários se diferenciam de faculdades porque os centros exigem que um quinto de seus professores tenham mestrado ou doutorado, formações do tipo stricto sensu (sentido amplo).
Já as faculdades aceitam profissionais com formações lato sensu (sentido restrito), isto é, com formações mais focadas na prática profissional e no mercado de trabalho, a exemplo de MBAs e especializações de menor duração, como seis meses.
O que são universidades?
Já as universidades têm uma estrutura maior em relação aos centros universitários e às faculdades. Isso ocorre porque elas contam com cursos em diferentes áreas de conhecimento e porque, para serem consideradas universidades, é preciso oferecer também programas de pesquisa e extensão, englobando a comunidade, voltando-se para aspectos mais teóricos e acadêmicos das áreas de conhecimento.
Qual a diferença de universidade para centro universitário?
No caso das universidades, a exigência por formações stricto sensu (sentido amplo) é maior: para ser enquadrada como uma universidade, a instituição deve ter, pelo menos, um terço de profissionais com mestrados ou doutorados — títulos que fazem parte de formações stricto sensu.
Como saber qual tipo de instituição escolher?
Agora que você já está por dentro das particularidades de cada modelo de instituição, fica bem mais fácil descobrir qual dessas modalidades se encaixa em seu perfil de estudante e nos seus planos com o ensino superior.
No caso de alunos que buscam ingressar no ensino superior por estarem interessados na vida acadêmica, universidades podem ser a melhor opção, já que são instituições voltadas para pesquisa e extensão. Já para quem busca atuar no mercado de trabalho de forma prática e dinâmica, faculdades e centros universitários são mais adequados.
De qualquer maneira, é fundamental avaliar alguns fatores da instituição de ensino antes de tomar a sua decisão. Verificar a qualidade do corpo docente, da infraestrutura e da metodologia é muito importante para ter uma boa formação acadêmica.
Agora que você já sabe a diferença de faculdade para centro universitário, certamente ficou bem mais fácil escolher uma opção para se aprofundar em uma área, não é mesmo? Lembrando que o centro universitário é o caminho mais indicado para quem deseja adquirir diferenciais e ter mais autoridade no mercado de trabalho.
Gostou deste conteúdo e não quer perder mais assuntos sobre educação, vestibulares e muito mais? Siga a Faculdade Arnaldo no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no YouTube.