Uma boa oportunidade de dar continuidade aos estudos e se especializar em alguma área do seu interesse é optar por um curso bacharel para licenciados. Assim, quem já tem diploma de ensino superior em licenciatura pode aproveitar a possibilidade para aumentar o seu leque de opções no mercado de trabalho.
Muitos licenciados sentem dúvidas se realmente vale a pena realizar uma nova graduação, tendo em vista que é uma fase que demanda dedicação e tempo. No entanto, existem inúmeros benefícios de tomar a decisão e fazer o curso em uma faculdade de qualidade.
Para entender como funciona o bacharel para licenciados e quais são as suas maiores vantagens, acompanhe a seguir e confira!
Afinal, vale a pena fazer uma nova graduação?
Sim, é totalmente possível ter título de licenciado e fazer uma nova graduação em bacharel. O contrário também é válido, quando um bacharel opta por um curso de licenciatura. Além disso, ainda há a possibilidade de fazer os dois cursos simultaneamente, que é uma boa alternativa para quem deseja avançar nos estudos aproveitando para conquistar as duas certificações ao mesmo tempo.
Geralmente, quem toma a decisão por uma segunda graduação está em busca de se aperfeiçoar e continuar se desenvolvendo, mesmo já tendo um diploma em mãos. O que leva uma pessoa a optar por um bacharel, por exemplo, pode ser um desejo de experimentar e expandir para novos horizontes e caminhos dentro da carreira.
Seja qual for a motivação, quem já está inserido no mercado de trabalho sabe da importância de se manter atualizado e de ser um profissional diferenciado. Quem anseia por inovação e demonstra dedicação constante aos estudos costuma ser mais valorizado e ter melhores opções de empregabilidade.
De fato, com uma segunda graduação, o indivíduo tem mais chances de realização, seja qual for sua área de atuação. As ofertas de cursos em faculdades de qualidade, atualmente, permitem que o aluno amplie as suas habilidades e capacidades, facilitando o seu ingresso e seguimento nos estudos.
Qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura?
O bacharelado e a licenciatura se diferenciam em, ao menos, dois aspectos: foco do curso e estrutura da graduação. No primeiro caso, a licenciatura é voltada para a educação, ou seja, forma profissionais que trabalharão como professores e lecionarão diversos tipos de conteúdos a outras pessoas.
Por conta disso, as ofertas de cursos são restritas às áreas do conhecimento para docência no ensino básico. É o caso das formações em Letras, Química, Artes, Filosofia, Ciências Biológicas, entre outras.
Já o bacharelado é centrado em áreas do mercado, isto é, forma profissionais para exercerem profissões mercadológicas. Também pode ser um “degrau” para quem quer ser pesquisador, o que normalmente demanda a realização de pós-graduações. Os bacharéis podem, ainda, lecionar no ensino superior, desde que atendam aos requisitos das instituições.
Em relação à organização do curso, a licenciatura costuma ter uma grade curricular similar à do bacharelado, com a adição de matérias voltadas para a educação. Em outras palavras, disciplinas com técnicas de didática, ensino pedagógico, gestão da educação, entre outras. Também costuma haver estágio supervisionado para os estudantes terem uma vivência inicial em ambientes de ensino. Em geral, uma licenciatura pode durar de 4 a 5 anos.
Nos cursos de bacharelado ocorre a transmissão de conteúdos teóricos e práticos com enfoque no mercado e na carreira. Dessa forma, o aluno terá uma visão mais ampla sobre processos, metodologias, atividades e outros elementos da área desejada.
Os bacharelados duram em torno de 4 a 6 anos, oferecendo uma base de conhecimento para diversos tipos de carreiras que podem ser seguidas de acordo com o curso. Por exemplo, uma pessoa formada em Administração pode optar por abrir um negócio, trabalhar em diferentes posições dentro de uma empresa, prestar concursos públicos, oferecer consultorias etc.
O que importa na hora de escolher o caminho a seguir é ter em mente em que área você deseja atuar, para que a sua formação ajude a conquistar os seus objetivos profissionais. No entanto, mesmo que depois você mude de ideia, dá para complementar o currículo com uma licenciatura ou bacharelado.
Quais são as vantagens de cursar um bacharel sendo licenciado?
São inúmeros os benefícios de optar por uma segunda graduação. Os licenciados muitas vezes são impactados pelo grau do diploma, que permite apenas que exerçam a carreira como professores dos diferentes níveis de ensino. O bacharel, nesse caso, pode ser uma boa opção para quem quer aumentar os rendimentos e ter postos de trabalho com remunerações mais atrativas.
Um duplo diploma é ainda uma vantagem a mais sobre a concorrência por vagas de emprego. Os conhecimentos complementares obtidos nos cursos podem oferecer ao profissional uma atuação mais estratégica e bem valorizada. Por isso, os licenciados são mais propensos a buscar por atualização, pensando principalmente em seu aprimoramento enquanto colaborador.
A seguir, conheça outros benefícios da escolha e como ela influencia a trajetória no mercado de trabalho.
Ampliação da área de trabalho
Uma das grandes vantagens é em relação à ampliação que o profissional tem da área em que atua. A nova qualificação expande as possibilidades e permite que o indivíduo tenha mais chances de promoção, de recolocação e de aprimorar os seus conhecimentos.
Esse é, inclusive, um atrativo para quem quer continuar exercendo uma profissão dentro de um campo específico, mas deseja executar outras funções. Caso o profissional queira, ainda é possível fazer uma pós-graduação ou se especializar em outro nicho após a conclusão da graduação.
Aumentar as chances de conseguir um emprego
É certo que quem tem diploma de nível superior tende a ser mais valorizado pelos empregadores. Com a dupla titulação, o profissional pode aumentar as suas chances de conseguir um cargo bem remunerado e que demande um colaborador inovador e em constante atualização.
Como o candidato acaba desenvolvendo diversas habilidades ao realizar as graduações, ele pode se sobressair entre os concorrentes e demonstrar diferenciais buscados pelas empresas. Assim, o bacharel é ideal para quem quer expandir e obter crescimento em menos tempo.
Realização pessoal e profissional
Outro benefício é em relação ao aumento da realização, tanto pessoal quanto profissional, que a pessoa adquire quando faz uma segunda graduação. Como as possibilidades se ampliam, ela enxerga novos horizontes e tem mais opções para seguir.
A formação dupla ainda permite uma atuação mais interdisciplinar, ou seja, que promove conhecimentos, técnicas e competências diversas em suas atividades de trabalho. Tudo isso impacta positivamente a qualidade das funções que desempenha, sendo um diferencial na rotina.
Atender às demandas do mercado
O mercado de trabalho é dinâmico e está, a todo momento, se renovando. Por isso, demanda constantemente atualizações dos profissionais. Quem faz uma segunda graduação consegue se atualizar e dominar novas ferramentas, técnicas e recursos, o que acaba sendo vantajoso para atender às exigências dos empregadores.
Isso é importante para quem pretende continuar na mesma carreira e também para quem quer mudar de área. Muitas vezes, vale mais a pena fazer um curso complementar ao seu diploma, mas a pessoa ainda pode buscar por um setor que tenha alta demanda por profissionais capacitados.
Ter contato com visões diferentes sobre a sua área
Quem concluiu a graduação há alguns anos pode voltar a estudar e ter contato com o mundo acadêmico para ampliar e ter contato com visões diferentes sobre a sua área. Até porque muitas profissões vão se transformando ao longo do tempo, modificando e acrescentando novos conceitos e conhecimentos, como habilidades imprescindíveis para a carreira.
O fato de voltar ao ensino superior contribui para impulsionar o networking, sendo uma maneira de trocar conhecimentos com pessoas da mesma profissão, conhecendo seus anseios e trajetórias. Além disso, essa é uma boa chance de conhecer colaboradores influentes e facilitar indicações em vagas mais promissoras de trabalho.
Você viu até aqui os benefícios de um bacharelado para licenciados. Porém, se você está em uma situação inversa, isto é, tem um bacharelado e quer fazer uma licenciatura, continue lendo e veja algumas informações que podem ser úteis!
Como funciona o processo para se tornar um licenciado?
Para se tornar um licenciado você pode realizar uma licenciatura na faculdade no mesmo campo do seu bacharel ou na mesma área do conhecimento. Há também bacharelados que contam com a opção de licenciatura. Nesse caso, o estudante pode fazer disciplinas de educação, aumentando o tempo do curso para isso. Ao final, sai como bacharelado e licenciado ao mesmo tempo.
Ainda dá para fazer o curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados, que oferece a habilitação necessária para o bacharel atuar com docência na educação profissional. Também oferece a formação pedagógica para isso. Vale destacar que é um curso mais curto, em torno de 2 a 3 semestres, o que torna essa alternativa válida para quem quer se formar mais rápido.
Ter um bacharelado e uma licenciatura permite, entre outras coisas, melhorar o seu currículo e ampliar as suas possibilidades de trabalho. Afinal, você poderá atuar tanto em empresas e indústrias quanto em escolas e outras instituições de ensino (IES).
Quais são os desafios enfrentados nessa transição?
Não há dúvidas de que os benefícios são atrativos e que conquistar uma nova capacitação vai abrir portas no mercado, independentemente da área escolhida. Porém, é claro que essa decisão também traz desafios. Quem opta por fazer essa transição deve estar ciente disso, e listamos aqui dois pontos importantes a serem considerados.
Necessidade de adquirir conhecimentos pedagógicos e metodológicos
Como falamos, a maior diferença curricular entre os cursos de licenciatura e bacharelado está no foco pedagógico que faz parte da formação dos licenciados, que estarão aptos a exercer carreiras acadêmicas.
Afinal de contas, para formar outras pessoas, é preciso entender diversos fatores que influenciam o processo de ensino-aprendizagem. Portanto, saiba que disciplinas como Didática, Sociologia da Educação, Metodologias Científicas, Psicologia do Aprendizado e afins devem fazer parte da grade.
Dificuldades na adaptação ao ambiente escolar
Outro possível desafio é justamente o fato de encarar a sala de aula, especialmente assumindo uma posição de liderança. O papel do professor envolve diversas atividades e requer competências que vão além do conhecimento sobre uma área específica, como Matemática, História ou Educação Física. Inclusive, trabalhar habilidades comportamentais — sobretudo a comunicação — costuma ser importante nesse novo contexto.
Quem está acostumado a trabalhar em outros ambientes e decide fazer essa transição de carreira precisa estar ciente disso, buscando ferramentas que ajudem a vencer a fase de adaptação até a se sentir confortável com a rotina escolar e todas as suas demandas.
Como são as aulas da licenciatura para bacharéis?
As aulas da licenciatura são semelhantes às do bacharelado, ou seja, você poderá acompanhá-las em sala de aula presencialmente ou em um ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Isso dependerá do modelo de ensino escolhido, ou seja, presencial, semipresencial, EaD etc.
No caso da formação pedagógica, o aluno terá maior contato com métodos de ensino-aprendizagem, a fim de que seja preparado para o dia a dia em sala de aula. E é preciso lembrar que será preciso realizar estágio supervisionado obrigatório! Essa é uma parte importante dos cursos, permitindo que os estudantes tenham a experiência de atuar no ambiente educacional.
Quanto custa um bacharel para licenciados?
Normalmente, o preço é o mesmo de um bacharelado convencional ou para quem não tem licenciatura. No entanto, algumas faculdades têm oferecido descontos e condições especiais para quem quer fazer uma segunda graduação.
Também dá para aproveitar disciplinas da licenciatura no bacharelado, caso sejam compatíveis. Isso costuma reduzir a mensalidade, já que você não precisará fazer todas as matérias e, ainda por cima, poderá concluir o curso em um menor tempo.
Todavia, confira antecipadamente se essas opções estão disponíveis na faculdade desejada. Essa pesquisa prévia é muito importante para ajudar na tomada de decisão, sem falar que conhecer a grade curricular e todos os detalhes do curso que você deseja fazer é fundamental.
Como a Faculdade Arnaldo pode ajudar?
Enfim, se você é uma dessas pessoas que está querendo complementar a sua qualificação profissional e expandir as possibilidades de atuação, conte com a Faculdade Arnaldo para se destacar no mercado de trabalho! Escolher uma boa instituição de ensino faz toda a diferença para alcançar os resultados que deseja.
Além da diversidade de cursos, aqui você encontra pilares que fazem toda a diferença na qualidade da sua formação, como ferramentas inovadoras e uma metodologia eficiente. Ao conciliar teoria e prática, desenvolvemos o potencial dos alunos pensando nos desafios encontrados em cada carreira.
O bacharel para licenciados é uma boa alternativa para continuar se especializando e ampliar as opções no mercado de trabalho. Se você já está decidido na graduação, tenha em mente que é fundamental buscar por uma faculdade de qualidade que atenda às suas necessidades e ofereça diferentes modalidades de ensino. Com isso, você terá a certeza de investir em um curso de excelência, desenvolvendo habilidades e técnicas valorizadas pelos empregadores.
Gostou do conteúdo? Entre em contato com a equipe da Faculdade Arnaldo e conheça mais detalhes sobre os nossos cursos!