O marketing é uma estratégia utilizada por empresas e profissionais para criar, comunicar e distribuir ofertas atrativas ao público. Devido à sua relevância, muitas pessoas atualmente investem em uma formação especializada para trabalhar em uma das diferentes áreas de atuação no marketing.
O mercado no setor é abrangente e movimentado, demandando cada vez mais talentos que dominam as novas tecnologias, plataformas e recursos. Por isso, quem investe no segmento acaba encontrando excelentes oportunidades de crescimento em companhias de serviços, varejo, órgãos públicos, entre outros.
Se você está pensando em ingressar em uma das áreas de atuação do marketing, acompanhe o post a seguir!
Importância do marketing
Utilizar o marketing, sobretudo em ambientes empresariais, pode gerar excelentes resultados e diferenciar o negócio dos concorrentes. Dessa forma, as organizações têm ainda mais chances de aperfeiçoar os processos internos, adquirir destaque e aumentar a lucratividade.
Para as companhias, existem outros benefícios que o marketing oferece, como:
- melhora o envolvimento com os clientes;
- ajuda na construção da marca;
- otimiza o relacionamento com o público;
- impulsiona as vendas;
- melhora a tomada de decisão;
- diferencia a empresa da concorrência;
- amplia a base de consumidores fidelizados.
Áreas de atuação no marketing
Quem deseja seguir carreira em marketing precisa saber que existem algumas opções de profissões dentro da área. Conhecer em detalhes cada setor pode facilitar a sua escolha e possibilitar uma tomada de decisão realmente alinhada com as suas expectativas e desejos profissionais.
Veja a seguir!
Marketing Digital
O Marketing Digital é um dos mercados mais promissores, já que envolve a criação de estratégias e conteúdos atrativos para estabelecer um relacionamento com o público.
Para ter sucesso, é fundamental dominar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para potencializar o posicionamento das campanhas. Hoje, empresas de praticamente todos os segmentos investem em Marketing Digital para adquirir autoridade e atrair consumidores.
Analista de Database Marketing
O analista de Database Marketing é responsável por desenvolver modelos estatísticos para melhorar a performance de projetos e campanhas empresariais. Para isso, o profissional realiza a coleta de informações para realizar o estudo do comportamento dos usuários.
Por meio dos dados, o analista de Database Marketing calcula importantes índices para prever ações e sugerir melhorias. O trabalho também gera uma série de insights, garantindo que as empresas tenham melhores resultados.
Consultoria em marketing
Os profissionais especializados na área de consultoria em marketing contam com conhecimentos estratégicos que ajudam a aprimorar as campanhas das organizações.
Para isso, o consultor sugere uma série de ações e atividades operacionais que podem ser implementadas para que o marketing traga o máximo de retorno com o mínimo de custos.
Marketing na Faculdade Arnaldo
Para ter mais chances de empregabilidade e de ocupar uma vaga promissora no mercado de trabalho, é fundamental escolher uma instituição de ensino de qualidade para a sua formação profissional. O curso de Marketing da Faculdade Arnaldo, por exemplo, recebeu nota máxima na avaliação do ENADE de 2022.
Com uma estrutura curricular dinâmica e flexível, o estudante de marketing da Faculdade Arnaldo tem contato com diferentes conhecimentos que potencializam as suas habilidades e desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional. A graduação tem duração de 2 anos e acontece no formato presencial.
Agora que você já conhece as áreas de atuação no marketing, certamente ficou mais fácil tomar a decisão por um setor dentro dessa interessante carreira. Lembrando que é essencial avaliar alguns fatores antes de escolher uma instituição de ensino para a sua formação acadêmica.
Aproveite a visita e conheça mais sobre o curso de marketing oferecido pela Faculdade Arnaldo!