Cinco alunas do curso de Psicologia do Centro Universitário Arnaldo Janssen – UniArnaldo – conquistaram o segundo lugar na categoria Comunicação Oral, no I Congresso Internacional de Práticas e Pesquisa em Psicologia, que reuniu trabalhos de destaque de diversas instituições, somando um total de 96 pesquisas apresentadas. O evento foi realizado entre os dias 26 e 29 de agosto de 2024, na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG). Sob a orientação do professor Paulo Roberto da Silva Júnior, o grupo apresentou o trabalho intitulado “Construção da Subjetividade Através das Redes Sociais e seu Impacto na Sociabilidade”, que explorou as transformações na subjetividade dos indivíduos em virtude do uso crescente das redes sociais.
Com a referida orientação, o projeto foi desenvolvido pelas alunas Márcia Aparecida Gouvêa Silva, Daniela Isaura Ferreira Magalhães Martins, Maria Goretti Carvalho da Silva, Fernanda Mara Cruz de Azevedo, Gisele Maria Neves Laperriere Pimenta e Thais Neves Costa Silva. A pesquisa destacou-se por sua análise inovadora sobre os efeitos da sociedade digital na construção da subjetividade e da sociabilidade.
O trabalho e suas conclusões
O objetivo central do trabalho, segundo Márcia Aparecida, que apresentou o estudo, foi "compreender a função que as redes sociais vêm ocupando na vida dos sujeitos, as repercussões do seu uso na construção de novos modos de subjetividades e o impacto causado na sociabilidade dos sujeitos". As conclusões revelaram que, embora as redes sociais tenham gerado novas formas de expressão e conexão entre as pessoas, essas plataformas também influenciam a formação de identidades e a busca pela aceitação das diferenças.
Como mencionado por Daniela Isaura, as redes sociais têm o poder de criar "novos modos de interação e subjetividade, algo que afeta diretamente a prática clínica e o desenvolvimento contínuo da Psicologia". A relevância desse estudo está, segundo o grupo, na necessidade de desenvolver mais pesquisas sobre o tema, já que a psicologia ainda está se adaptando a essa realidade em constante evolução.
O professor também mencionou que o grupo teve liberdade na escolha do tema, optando por explorar os impactos da era digital na subjetividade e nas relações sociais. “A pesquisa mostrou que, embora a digitalização traga benefícios como o encurtamento de distâncias, também acelera a vida e superficializa as relações, transformando a subjetividade em algo voltado para a exposição nas redes sociais.”
Desafios e surpresas
Um dos aspectos mais surpreendentes para o grupo, de acordo com Fernanda Mara, foi a observação de que "os adolescentes de hoje têm buscado menos o contato físico e têm menos interesse em práticas sexuais comparado a gerações anteriores". Essa mudança comportamental demonstra como as redes sociais impactam não apenas na comunicação, mas também em aspectos íntimos da vida.
Gisele Maria destacou que, durante a entrevista com uma psicóloga, foi surpreendente descobrir "a escassez de pesquisas sobre um tema tão importante para a contemporaneidade". Essa percepção reforçou a motivação do grupo para continuar explorando os efeitos das redes sociais na construção da subjetividade, uma área que, segundo ela, merece mais atenção.
O professor destaca outro desafio relevante para o desenvolvimento do trabalho: o fator “tempo”. Como a pesquisa foi realizada como um dos produtos do Estágio Supervisionado Básico II do curso de Psicologia, o principal desafio foi o tempo para execução de todo o trabalho. “As alunas tiveram o prazo de fevereiro a junho de 2024 para escolher um tema, desenvolver a revisão teórica, executar a metodologia e realizar a análise dos dados. Apesar disso, o grupo foi organizado e comprometido, desenvolvendo um trabalho consistente e reflexivo,” explicou o professor.
Processo de trabalho em equipe e participação no congresso
Trabalhar em equipe foi um desafio que todas as participantes enfrentaram, conforme apontado por Maria Goretti. "O desafio maior foi a conciliação do tempo", disse, enfatizando que a diversidade das integrantes foi um fator enriquecedor. Fernanda acrescentou que, apesar das dificuldades, o apoio do professor Paulo foi fundamental: "Ele, com sua vasta experiência e competência, nos conduziu muito bem durante todo o processo".
No congresso, o que mais marcou as alunas foi a diversidade de temas abordados e a qualidade das apresentações. Daniela ressaltou que a experiência foi enriquecedora, e Gisele acrescentou que o reconhecimento no evento foi um "incentivo para continuar com novas pesquisas na área da psicologia". A conquista do segundo lugar, como bem destacou Márcia, foi emocionante: "Quando o Professor Paulo me avisou, foi uma sensação muito boa. Ainda estou muito feliz!".
Para o professor, a dedicação das alunas, em especial de Márcia Gouvêa, que apresentou o trabalho no congresso, foi crucial para o sucesso. Ele também ressaltou a relevância do tema abordado, que afeta diretamente as relações sociais contemporâneas. “Esse reconhecimento incentiva as alunas a continuar produzindo conhecimento e pode abrir novos horizontes na carreira acadêmica delas.”
Impacto e planos futuros
A premiação representou um marco na trajetória acadêmica e profissional do grupo. Daniela acredita que o reconhecimento "validou todo o esforço e conhecimento investido", e Maria Goretti vê na conquista uma oportunidade para "influenciar a maneira como busco resultados e ser reconhecida por eles". O grupo pretende continuar explorando o tema em futuras pesquisas e projetos, visando contribuir para o desenvolvimento da Psicologia em um cenário cada vez mais digital.
Fernanda já vê nos resultados do trabalho um incentivo para novos projetos, enquanto Gisele planeja utilizar os conhecimentos adquiridos como suporte para sua futura atuação como psicóloga. "Meus planos são estar sempre aberta a novos conhecimentos e pesquisas relacionadas à psicologia", afirmou.
A importância do curso de Psicologia no UniArnaldo
As cinco alunas reconhecem que o curso de Psicologia no UniArnaldo foi fundamental para o desenvolvimento e sucesso do projeto. Márcia destacou a excelência dos professores, a seriedade do professor Paulo e a preocupação do UniArnaldo em proporcionar diferentes oportunidades aos estudantes. Goretti também enfatizou a importância da "grade curricular e dos professores de altíssimo nível" no processo de aprendizado.
Por fim, as alunas deixaram um agradecimento especial ao professor Paulo por sua orientação cuidadosa e contínua, além de reconhecer o apoio do UniArnaldo, que se empenha em oferecer o melhor aos seus alunos. “Queremos parabenizar todos os(as) colegas que também apresentaram seus trabalhos, que são excelentes. Foi uma honra participar desse momento com todos vocês. Agradecemos o professor Paulo Júnior pela sua orientação, paciência e motivação contínua e também a Uniarnaldo por se empenhar em oferecer o melhor para os estudantes.”
Conclusão
A conquista do segundo lugar no I Congresso Internacional de Práticas e Pesquisa em Psicologia, por alunas do UniArnaldo, é motivo de muita alegria e orgulho, assim como simboliza um marco significativo, pois mostra o trabalho comprometido que estamos realizando neste centro universitário ao articularmos o tripé ensino-pesquisa-extensão na formação dos alunos e alunas. Este sucesso abre portas para futuras pesquisas e contribuições significativas na área. Nas palavras do professor Paulo: “O prêmio é uma conquista coletiva que envolve o trabalho da coordenação de curso, a minha orientação e a dedicação do grupo de alunas, o que demonstra a qualidade acadêmica do curso e da instituição no cenário do ensino superior.”