Para você que está pensando em começar a cursar a graduação, uma ótima notícia é que muita coisa mudou nos últimos anos, acompanhando as tendências educacionais do século XXI. Uma dessas grandes transformações foi o crescimento e desenvolvimento do ensino a distância, com uma qualidade igual ou superior à das faculdades presenciais.
Mas sabemos que existem muitas dúvidas quando o assunto é escolher uma faculdade EAD. Afinal, vale a pena? Será que o curso entrega mesmo o que propõe? Será que a educação a distância tem a ver com meu perfil? O diploma tem validez igual à de um curso presencial? Perguntas como essas ficam pipocando na cabeça dos calouros e, claro, precisam ser respondidas para que eles façam a melhor escolha.
Para ajudar você a conhecer a dinâmica do ensino a distância, criamos este artigo com 8 pontos que todo mundo precisa saber antes de optar por essa modalidade de graduação. Acompanhe a seguir!
1. Significado de educação a distância
A educação a distância, ou simplesmente EAD, é uma modalidade de ensino na qual todo o curso ou boa parte dele acontece por meio da internet. Desde o início dos anos 2000, as instituições de ensino superior ofertam cursos a distância, especialmente de pós-graduação. Porém, o “boom” das graduações EAD veio apenas em 2017, no governo Michel Temer, quando o então presidente da república sancionou um decreto flexibilizando as regras do ensino a distância e possibilitando ampliar sua oferta.
Não à toa, o crescimento das matrículas EAD foi exponencial. Para você ter uma ideia, segundo o Censo da Educação Superior 2020, das mais de 3,7 milhões de vagas ofertadas para cursos de graduação no Brasil, 53% foram em cursos EAD ― aproximadamente 2,008 milhões de alunos.
2. Funcionamento do ensino EAD
Os cursos superiores EAD são divididos em duas modalidades: graduação semipresencial e totalmente a distância. Ambas utilizam uma plataforma de estudos chamada “Ambiente Virtual de Aprendizagem” (AVA), porém, o que muda é a forma como é construída a dinâmica do curso.
Então, veja as diferenças entre cada modalidade.
Faculdade semipresencial
É considerado um curso superior a distância, mas o aluno precisa comparecer ao campus, geralmente, uma ou duas vezes na semana para ter aulas presenciais, realizar atividades práticas, algumas provas e trabalhos. Nos outros dias, ele estuda online, por meio do AVA.
Faculdade totalmente a distância
No modelo 100% online, todo o curso acontece por meio do AVA, que se torna sua sala virtual. Lá você tem aulas, comunica-se com professores e colegas, faz tarefas, trabalhos e provas. É possível que ao longo do curso você vá até o campus para alguns encontros especiais previamente agendados.
3. Diferença entre ensino EAD e híbrido
O ensino EAD tem uma estrutura de curso, uma matriz curricular e uma carga horária pensadas especificamente para acontecer de maneira virtual, claro, conforme as orientações do MEC para os cursos EAD.
Já o ensino híbrido pode acontecer nos cursos presenciais, quando algumas disciplinas obrigatórias e/ou optativas ocorrem por meio do AVA e o aluno as cumpre online. Só para você saber, o MEC autoriza que até 40% da grade curricular de um curso presencial seja oferecida online.
Outra forma de ensino híbrido é quando um professor mescla atividades presenciais e online em sua disciplina. Para isso, ele pode utilizar o AVA ou criar os próprios meios de mesclar atividades online e offline.
4. Características da faculdade EAD
A faculdade EAD tem algumas características especiais, tanto na estrutura quanto na forma como o curso é apresentado. Veja:
- o MEC obriga que os cursos EAD tenham a mesma carga horária e qualidade dos cursos presenciais;
- a faculdade pode adaptar a carga horária para os cursos terminarem em um período menor, desde que não descumpram número mínimo de horas;
- cursos EAD são flexíveis e os alunos podem estudar de qualquer lugar do mundo, desde que tenham acesso à internet;
- cursos EAD costumam ser significativamente mais baratos que cursos presenciais;
- a metodologia de ensino é focada no aluno;
- as plataformas de estudo estão sendo adaptadas até para o modelo mobile learning (para estudar por dispositivos móveis);
- a presença dos alunos é computada pelo número de acessos à plataforma;
- os professores em EAD são chamados de tutores e são responsáveis por orientar os alunos na realização das disciplinas;
- são utilizados diversos recursos para aprendizado ― videoaulas gravadas, transmissões de aulas ao vivo, eventos online, fóruns, material audiovisual (documentários, filmes, vídeos, audiobooks), além de textos, livros, blog posts e até jogos;
- pode haver estágios, se estes forem obrigatórios.
5. Perfil do estudante do ensino a distância
Os estudantes EAD também têm alguns pontos em comum no seu perfil. São eles:
- proatividade e facilidade em lidar com a tecnologia;
- facilidade para se comunicar pelos meios digitais;
- necessidade de flexibilidade de horário;
- preferência por comodidade nos estudos;
- disciplina, facilidade de organização e planejamento;
- dedicação e interesse.
6. Vantagens do ensino EAD para os alunos
Não são poucas as vantagens do ensino superior EAD. Veja:
- faculdades mais baratas e redução dos custos gerais (moradia, transporte, alimentação, materiais etc.);
- metodologia de ensino inovadora;
- oportunidade de estudar de onde estiver, evitando deslocamentos diários;
- cursos com o mesmo nível de qualidade que os tradicionais e reconhecimento pelo MEC;
- diploma com igual validade no mercado de trabalho;
- aulas mais objetivas e sem distrações;
- possibilidade de escolher o horário mais produtivo de estudos;
- facilidade em acompanhar o progresso nas disciplinas;
- inclusão social (a plataforma de estudos contém recursos para portadores de deficiência);
- interações saudáveis com os colegas e professores.
7. Sobre trabalhos e avaliações no EAD
Como dissemos, a plataforma de estudos (AVA) é sua sala de aula virtual. Todas as interações com os professores acontecem por ali, assim como tarefas, provas e trabalhos.
Em geral, os alunos têm uma agenda de tarefas que devem cumprir semanalmente, além das datas de avaliações. Cada faculdade tem a liberdade de determinar seu sistema de avaliação, mas basicamente a nota do aluno é construída a partir destes pilares:
- frequência na plataforma;
- postagens em fóruns e chats;
- produção textual;
- cumprimento de atividades online, como quizzes, jogos e questionários;
- realização de avaliação online;
- apresentação de trabalhos escritos e seminários online;
- trabalho de conclusão de curso (TCC), se estiver previsto;
- estágios e atividades complementares.
Relembrando, quando o curso for semipresencial, algumas das atividades avaliativas poderão ser realizadas presencialmente.
8. Tipos de cursos que podem ser oferecidos em EAD
Hoje, uma infinidade de cursos pode ser oferecida em EAD, especialmente na área de tecnologia. Alguns cursos de graduação, no entanto, não têm permissão para acontecer em EAD, em razão de sua estrutura ― é o caso de Medicina, Psicologia e Direito.
Mesmo assim, você encontra ofertas de cursos de todos os graus acadêmicos (bacharelado, licenciatura e tecnólogo). Também, há inúmeros programas de pós-graduação que acontecem exclusivamente EAD, como especializações lato sensu. A partir de 2019, iniciou-se o processo de formalização de programas de pós stricto sensu (mestrados e doutorados).
Por fim, há os cursos livres ― aqueles sem reconhecimento do MEC, mas que podem oferecer conteúdos muito úteis e complementam o currículo ― e os de educação corporativa (em geral, cursos livres) voltados à capacitação profissional de colaboradores de empresas.
Após conhecer tantas informações sobre ensino a distância, você está pensando que essa modalidade de graduação é para seu perfil? Então, pode começar pesquisando as melhores faculdades, os cursos reconhecidos e bem avaliados pelo MEC, assim como os benefícios oferecidos aos alunos. Com isso, certamente você fará a melhor escolha!
Se você chegou aqui, é possível que tenha gostado deste post. Então, curta nossa página no Facebook e veja muitos outros assuntos relacionados à vida universitária!