Gerenciar processos, equipes, definir estratégias e participar da tomada de decisão: o cargo de liderança exige muita responsabilidade, além de competências técnicas e pessoais.
A verdade é que muitos profissionais — de diferentes áreas — sonham em alcançar essa posição, mas não sabem se têm o perfil de líder, qual caminho seguir ou qual postura é preciso adotar no ambiente corporativo para ser reconhecido e subir esse degrau na vida profissional.
Para ajudar você a conquistar esse objetivo, preparamos este post. Continue a leitura e fique por dentro de 7 dicas para você se ter sucesso na carreira, tornando-se um bom líder.
1. Aposte no autoconhecimento
A pergunta é simples, mas a resposta pode ser complexa: você se conhece? Aqui é preciso pensar nos seus pontos fortes e fracos, nas suas principais conquistas e no que você deseja para o futuro da sua carreira.
O exercício de autoconhecimento vai ajudar você a tomar decisões em relação à sua vida profissional. Desse modo, será possível traçar metas e fazer escolhas para conquistar o tão sonhado cargo de liderança.
Essa reflexão é importante também para você ter mais segurança e confiança — aspectos que vão ajudar você a sair da zona de conforto, ou seja, a aceitar desafios para mostrar o seu potencial, ter reconhecimento e ser promovido.
2. Mostre transparência nas suas ações
É essencial ser transparente nas suas ações, o que significa agir com honestidade. Assim, um líder é aquele que tem o compromisso de sempre avisar sua equipe sobre alguma decisão importante ou mudança que será feita na empresa. A ideia é evitar que as informações cheguem por terceiros ao seu time.
Com isso, os laços de confiança ficam mais fortes e você passa a ter colaboradores mais engajados — o que certamente vai melhorar o clima organizacional e os resultados do negócio.
3. Empodere a sua equipe
Para conquistar o cargo de liderança, o profissional deve ter em mente que não trabalha sozinho. Esqueça aquela imagem do chefe, que só dá ordens e não valoriza o trabalho da sua equipe.
Um bom líder conhece seus colaboradores e os potenciais de cada um. Além disso, sabe como é importante reconhecer o esforço das pessoas, buscar formas de reter talentos e de incentivar esses profissionais para que busquem se aperfeiçoar cada vez mais.
Dessa maneira, é necessário, além de acompanhar o desempenho dos colaboradores de perto, mantê-los motivados para que o clima organizacional seja harmonioso e todos trabalhem de acordo com os objetivos da companhia.
4. Desenvolva boas habilidades de comunicação
O líder deve ter boas habilidades de comunicação, o que significa ser capaz de transmitir as mensagens de maneira clara à direção da empresa, à equipe e aos clientes. Além disso, deve saber expor suas ideias e seus pontos de vista, bem como escutar as pessoas.
A liderança exige que o profissional tenha o hábito de dar feedbacks aos colaboradores. Essa ação tem o objetivo de fazer com que a equipe entenda como está seu desempenho e o que a empresa espera de cada um.
Além disso, é preciso manter um canal de comunicação aberto com a equipe para que ela possa expor suas dificuldades, os problemas com outros colegas ou até mesmo trazer novas ideias, dúvidas, reclamações e sugestões. O profissional na posição de liderança sabe como deixar seu time bem à vontade, ou seja, a comunicação pode ocorrer por meio de uma conversa informal ou via e-mail.
5. Preze por um bom relacionamento interpessoal
Para exercer a liderança, o profissional deve ter um bom relacionamento interpessoal. Para isso, ele precisa trabalhar com inteligência emocional, de modo a saber como equilibrar as emoções, tendo um autocontrole até mesmo nas situações mais delicadas — nos momentos de conflitos, por exemplo, tão comuns no ambiente corporativo.
A ideia é que o profissional consiga trabalhar com pessoas que pensem diferente dele. Em outras palavras, é necessário ter empatia para realizar um bom trabalho em equipe e, assim, atingir bons resultados.
6. Tenha proatividade
O cargo de liderança exige proatividade, por isso o profissional deve sempre pensar mirando lá na frente, com o objetivo de identificar boas oportunidades de negócio. Essa característica também envolve ter iniciativa e demonstrar dinamismo nas atividades profissionais, de forma a inspirar a equipe.
Ser proativo também está relacionado a se autodesafiar, então não tenha medo de traçar metas mais ousadas e de testar seus limites. Você será reconhecido pela sua ousadia e será lembrado pelos superiores no momento em que surgir um cargo de liderança e gestão na empresa.
7. Esteja sempre aberto ao conhecimento e invista em uma pós-graduação
Para ser um líder, é necessário se manter atualizado e buscar uma qualificação. Isso acontece porque a função exige muita responsabilidade e conhecimento de mercado. A dica é buscar cursos de pós-graduação como o MBA Executivo em Liderança e Gestão, oferecido pela Faculdade Arnaldo.
Essa é uma formação com duração de 12 meses, que vai valorizar o seu currículo e preparar você para assumir posições de liderança e gestão. A matriz curricular é bastante completa e aborda temas variados, como produtividade em gestão, comunicação interpessoal, liderança de pessoas e equipes, coaching e mentoring, entre outros.
Desse modo, o aluno que conquista esse certificado de pós-graduação ganha um diferencial competitivo no mercado, pois apresenta as competências exigidas para a posição de líder e pode fazer a diferença para que a empresa conquiste bons resultados.
Se você deseja alcançar um cargo de liderança — além de modificar sua postura no ambiente de trabalho —, é fundamental buscar uma capacitação em uma faculdade de boa qualidade, que seja reconhecida no mercado. Inclua um curso como o MBA que apresentamos acima no seu plano de carreira, mas não perca tempo para investir na sua formação, pois a concorrência é alta e as empresas estão cada vez mais exigentes!
Gostou das dicas que trouxemos neste post? Quer mais detalhes sobre o MBA Executivo em Liderança e Gestão? Então entre em contato com a Faculdade Arnaldo e conheça todos os diferenciais desse curso para a sua carreira!